2 de set. de 2013

20 VIDEO GAMES MEDIEVAIS PARA XBOX 360 E PS3




Falar que alguma coisa é da Idade Média tem conotação negativa. É velho, atrasado, ultrapassado. Não é para menos. O período da história entre os séculos V e XV foi escasso em descobertas e iluminação artística e filosófica. Foi uma época de guerras, invasões bárbaras, da peste negra. Mas, também de cavaleiros, princesas, castelos e lendas. 

Como não admirar personagens de épicos como Ben-Hur, Coração Valente e O Gladiador? Personagens que perseveram em um mundo sem leis onde a única maneira de viver é matar ou morrer. 

Em vídeogames a experiência de ser um herói medieval é ainda mais intensa. Armaduras, espadas e força bruta abrem ao jogador uma infinidade de possiblidades de combate em plena Idade das Trevas. 


Há muitos games baseados no período medieval, entre eles o muito aguardado Ryse: Son of Rome da Microsoft para o Xbox One. 

Porém, neste post separei  20 jogos para PlayStation 3 e Xbox 360 ambientados na Idade Média:





1. Assassin's Creed - Uma das séries de mais sucesso da Ubisoft que cobre o final da Era Medieval. O protagonista é um assassino da Ordem Secreta de Hashashin em busca de justiça. 







2. Bladestorm - Jogo da Omega Force baseado na guerra entre a Inglaterra e a França nos séculos XIV e XV. É um single player de estratégia em tempo real. 







3. The Cursed Crusade - Da Atlus, mesma produtora de Shin Megami Tensei, o game de ação e aventura se passa durante a Quarta Cruzada. O protagonista principal é um templário que precisa desfazer uma maldição. Versões single player e multiplayer. 







4. Game of Thrones - Baseado na série de TV do mesmo título, foi lançado em maio de 2012. Nesse RPG (Role Playing Game), o jogador escolhe entre dois personagens para batalhar pelo domínio dos Sete Reinos. 








5. Knights of the Temple - Esta série de ação e aventura da Playlogic Entertainment é ambientada na Roma antiga. O personagem principal, Paul, precisa fechar a Porta do Inferno para evitar que demônios destruam o mundo. No título Infernal Crusade, Paul percorre a Europa batalhando contra as criaturas do inferno.








6. Great Battles Medieval - Neste jogo licenciado pela History Channel, o jogador tem 70 batalhas para escolher, controlando personagens que comandam exércitos para defender reis, imperadores e até Joana D'Arc. Os fatos retratados no jogo são reais. 








7. Beowulf: The Game - Baseado no poema que depois foi adaptado para o cinema sob a direção de Robert Zemeckis, de Forest Gump. Este é um video game hack and slash (combate) da Ubisoft, o herói nórdico precisa destruir um monstro que ameaça destruir seu reino.







8. Conan - Game de ação e aventura na terceira pessoa. O jogador controla Conan o Bárbaro que precisa recuperar sua armadura mágica para derrotar um mago do mal. Baseado nos contos de Robert E. Howard.








9. Eragon - Do livro de Christopher Paolini, Eragon foi para o cinema estreado por Jeremy Irons e John Makovich. Em 2008 chegou aos consoles. Do gênero ação e aventura hack and slash na terceira pessoa, o game gira em torno de um adolescente e seu dragão, Saphira, contra o Rei Galbatorix.







10. Knights Contract - Da produtora Namco, este jogo de ação e aventura foi lançado em 2011. Bruxas, magos e monstros na Europa da Idade Média formam o pano de fundo do enredo no qual Heinrich Hofman é um caçador de bruxas, Gretchen a reincarnação de uma e Dr. Faust, um cientista. 







11. Golden Axe: Beast Rider - Ação e aventura em 3D cuja protagonista é Tyris Flare, uma guerreira que usa mágica, espada e seu dragão para combater o exército de Death Adder.








12. Mistborn: Birthright - Este RPG, da Little Orbit, ainda vai ser lançado e se passa séculos antes dos eventos da trilogia Mistborn de Brandon Sanderson. Um bando de ladrões quer tirar Dark Lord do poder para salvar seu povo da escuridão. 








13. Overlord: Raising Hell - Nesta sequência de Overlord (2007), o jogador controla o personagem com o objetivo de se tornar o próximo Overlord. Com ajuda de minions, é preciso ser mal, muito mal para zerar o jogo.







14. Soulcalibur IV - Com um enredo que mistura da lenda do Rei Artur e a saga de Star Wars, este jogo tem modes de story, arcade, training e museum . Basicamente de luta, é o mais recente título da série produzido pela Ubisoft e Namco.








15. The Dark Eye: Demonicon - Com lançamento previsto para o final de 2013, este RPG de ação tem zumbis, monstros, no reinado Black Lands. O protagonista busca a verdade por trás dos acontecimentos que o levam a odiar seu padrasto. O jogador decide o destino do mundo.







16. The Elder Scrolls IV: Oblivion - RPG de mundo aberto da Bethesda. O protagonista, seu imperador e os Blades precisam recuperar o reinado das mãos dos assassinos do culto Mythic Dawn.








17. The Lord of the Rings: War in the North - Do romance de J.R.R. Tolkien que também foi adaptado para o cinema, este jogo é de ação e aventura multiplayer. O jogador pode formar a sua própria aliança para lutar contra Sauron.







18. Viking: Battle for Asgard - Game de ação e aventura que usa elementos da mitologia nórdica, em que o jogador é um viking com a missão de vencer a guerra que pode destruir o reino de Asgard. Em um mundo aberto que pode ser explorado à vontade, o modo combate pode ser usado de diversas maneiras.








19. Dark Souls - Dragões, lordes do fogo, humanos e mortos-vivos coexistem neste RPG de ação em terceira pessoa. Pouco da estória é revelada no início e o restante é deixado para interpretação do jogador. Considerado um dos vídeogames mais difíceis já produzidos, dá pelo menos 50 horas de muita matança.







20. Dragon Age: Origins - Neste RPG, o jogador escolhe entre três personagens que podem ser elfos, anões ou humanos. O Reino de Fereiden está para ser atacado por forças demoníacas e todas as espécies precisam se unir para defendê-lo.


A Idade das Trevas permite fantasiar e criar usando eventos históricos para entreter e dar espaço às lendas e mitos. Os video games fizeram e ainda fazem muito bom uso disso. Que assim continuem.



Por Tsu  Matsubara


13 comentários:

  1. um insulto não mencionar skyrim nessa lista ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não me esqueci do Skyrim, mas quis colocar um de cada franquia que no caso do Elder Scrolls ficou sendo Oblivion. Pretendo fazer uma outra lista com mais 20 no futuro. Pode deixar que Skyrim vai estar entre eles.

      Excluir
  2. Ryse sera muito foda uma pena ser exclusivo pro Xbox one

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando decidi fazer esta lista, foi pensando no Ryse: Son of Rome. Achei uma pena também qua não pude colocá-lo entre os 20 porque não incluía o PS3 como plataforma.

      Excluir
  3. O "Mistborn: Birthright" tá com uma imagem do The Witcher 3

    ResponderExcluir
  4. OI GENTE JÁ JOGUEI RYSE NO XBOX ONE E É UMA MERDA MUITO REPETITIVO TEM GRÁFICOS ÓTIMOS MAS CONSIDERANDO QUE E A NOVA GERAÇÃO ,NÃO FICA TÃO BOM JÁ QUE O XBOX ONE AGUENTA GRÁFICOS MUITO MELHORES
    TANTO QUE EU TENHO CERTEZA QUE RYSE RODARIA PERFEITAMENTE NO XBOX 360 PORQUE OS GRÁFICOS NÃO SÃO DIFERENTES QUE O DO HALO 4 EU ATE ACHO QUE HALO 4 TEM GRÁFICOS MELHORES QUE RYSE ENTÃO ELES SO NÃO COLOCARAM RYSE PARA XBOX 360 PORQUE ELES QUERIAM VENDER MAIS XBOX ONE

    ResponderExcluir
  5. o melhor que é skyrim nao apareceu

    ResponderExcluir
  6. e mount blade warband e otimo mais nao ta na lista

    ResponderExcluir
  7. Os personagens de Ben-Hur e O Gladiador pertencem à Idade Antiga, não Idade Média.

    Cadê Mount & Blade?

    ResponderExcluir
  8. Estou a procura do jogo Conan o Bárbaro para playstation 3, se alguém tiver ou quiser trocar vender enfim entrar em contato se for de sp melhor ainda, fica fácil para negociar.

    ResponderExcluir