26 de mar. de 2014

PASSO A PASSO DE COMO LIBERAR ESPAÇO NA MEMÓRIA DO SEU PS3



Os jogos estão cada vez mais pesados e não há nada mais frustrante do que querer baixar um e ver "memória insuficiente" estampado na tela. Mas, não tema, existem maneiras de liberar espaço na memória sem que você perca o progresso do jogo. 

Primeiramente é importante saber que embora as especificações técnicas do console digam que seu sistema tem 20GB, 40GB (convencional) ou 80GB (Slim), o espaço real disponível é sempre menor. Por exemplo, o de 40GB terá, de fato, 37GB. Isso ocorre com qualquer dispositivo que tenha armazenamento de dados, por causa de valores que são arredondados na hora de transformar os bytes em GB.


Para verificar quanto espaço livre o seu PS3 tem entre em: 

Configurações » Configurações do sistema » Informações do sistema



Uma vez verificado o espaço livre, por exemplo: 5 GB (disponível) / 37 GB (total do sistema), saberá o quanto deve liberar para poder baixar o jogo que deseja (o tamanho do arquivo fica na descrição do produto). Mas, atenção! Quando você faz o download e instala o jogo pela primeira vez, deve calcular o dobro do espaço. Assim, se um jogo tem 11GB, vai precisar de 22GB de espaço livre. Porém, assim que a instalação estiver completa, seu sistema te devolverá 11GB.


Para liberar espaço SEM PERDER O PROGRESSO DOS JOGOS



Passo 1

- Do Menu Principal do PS3, entre em JOGO » Utilitário de Dados de Jogo (jogos instalados) 

- Apague os títulos que não estiver mais jogando. O único inconveniente é ter que esperar a instalação na próxima vez que decidir usar o jogo. 

Ainda não tem espaço suficiente?


Passo 2

- Do Menu Principal do PS3, entre em JOGO » Utilitário de Dados Salvos (progressos salvos) 

- Para quem tem conta no PS Plus que dá 1GB de espaço na nuvem:

                                                                           
- Selecione um jogo (ou mais) » Opções (aperte triângulo) » Copiar » Armazenamento Online

- Retorne para Utilitário de Dados Salvos » selecione o jogo copiado » Opções (triângulo) » Excluir

- Se o espaço da nuvem não for suficiente para salvar seus dados, utilize um pendrive ou um memory card seguindo as instruções abaixo.


- Para quem não tem conta no PS Plus:

Para o memory card será necessário um adaptador com cabo USB

- Insira um pendrive, um memory card ou HDD externo (FAT32)* » Jogo » Utilitário de Dados Salvos

- Selecione um jogo e clique em triângulo » Copiar » Dispositivo USB, Memory Card ou HDD externo

- Retorne para Utilitário de Dados Salvos » selecione o jogo copiado » Opções (triângulo) » Excluir

*O formato do HDD externo deve ser FAT32 para ser reconhecido pelo PS3. Compre um que já seja compatível para evitar ter que formatá-lo. Você vai encontrar HDD externos feitos para o PS3 como o Digistor.

Não conseguiu espaço suficiente?



Passo 3: Fazendo upgrade do HDD interno do PS3



Salvar os dados em pendrive, memory card ou HDD externo são maneiras de liberar espaço, mas não de aumentar a memória do seu sistema. Então, se quiser se livrar do trabalho de ficar copiando e salvando ou simplesmente ter a tranquilidade de poder deixar vários jogos instalados prontos para quando quiser jogar, a melhor alternativa é o upgrade da memória. 

- Compre um HDD 2.5 inchs SATA (de preferência um a marca recomendada pela Sony como o Seagate) de pelo menos 120GB já que é para aumentar a capacidade.

- Faça o backup do PS3 usando um pendrive, memory card ou HDD externo:
- Do Menu Principal » Configurações » Configurações do Sistema » Utilitário de Backup » Fazer backup


- Desligue e desconecte o PS3 da tomada

- Remova a tampa com os dizeres HDD na parte de trás do PS3

- Com uma chave Phillips tire o parafuso AZUL



- Levante a alavanca de metal (puxe para a direita) e cuidadosamente puxe o drive



- Desrosqueie os quatro parafusos que prendem o drive à bandeja

- Substitua o drive antigo pelo novo na bandeja



- Aperte os quatro parafusos da bandeja para fixar o novo drive

- Encaixe a bandeja no PS3 e empurre a alavanca de metal para a esquerda

- Coloque o parafuso azul

- Feche a porta do HDD

- Restaure o PS3:
- Do Menu Principal » Configurações » Configurações do Sistema » Utilitário de Backup » Restaurar

Pronto! Acabou o estresse de ficar buscando MB em MB para poder baixar um jogo. 





Por Tsu  Matsubara


38 comentários:

  1. Só tenho 11 anos como posso fazer isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, será preciso pedir a um adulto que te ajude porque primeiro vai necessitar da placa. Mostre o post para alguém que possa te ajudar e tenho certeza que vai funcionar direitinho. :)

      Excluir
  2. no caso se eu quiser levar a uma loja especializada é melhor ne??

    ResponderExcluir
  3. eu tenho um ps3 fat ele diz que tenho 64g/74g...no caso ele tem disponivel os 64 gigas né???

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo, ajudou muito, obrigado :)

    ResponderExcluir
  5. Eu n tenho nenhum jogo instalado, porém baixei 4 jogos, resultado, agora n consigo instalar nenhum deles pq fala q n tenho espaço suficiente. Já procurei deletar 2 jogos pra da espaço no meu armazenamento mas n consigo pq eles n estão instalados. E só consigo ver quando entro no playstore e os vejo nos meus downloads. Mas eu nem consigo deletar e nem instalar, oq eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve proceder como está no post, entrar nos utilitários, mas procurar os downloads ao invés de jogos. É possível deletá-los na aba dos jogos baixados e não instalados

      Excluir
  6. O problema é que quando eu entro em utilitários n aparece nada, fala q esta vazia, n tem nenhum conteudo, ja fiz até um backup mas nada resolveu, e só aperece os jogos baixados quando entro no playstore é somente com a opção de instalar, e na hora q vai instalar aparece essa falta de espaço no armazenamento ... eu n sei como liberar espaço pra abrir meus jogos, e n tenho fotos nem vídeos já pra n ocupar espaço no disco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já experiementou restaurar o PS3? Se não tem conteúdo e você já fez backup, restaurando o console na forma orginal de fábrica pode resolver teu problema.

      Excluir
    2. Ja isso 2 vezes, o console está vazio, apenas com esses 4 jogos q comprei e n os consigo tirar da página de download do playstore, eu o comprei a pouco tempo, n mexi em nada na configuração dele, já restaurei e fiz backup e nada, pra n dizer q n tem nada, está instalado o Netflix! Mas tenho certeza q isso n ocupa toda a memória do PS3

      Excluir
  7. Já tentei de tudo, n tem mais nada instalado, exclui tudo, mas os jogos ainda estão parados nos downloads, sem poder baixa los pra instalar !!!

    ResponderExcluir
  8. Meu espaço livre 9100 MB / 12GB. Já restaurei pela 3° vez e nada, e o tamanho do espaço n muda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, realmente não sei por que o seu PS3 está apresentando esse problema. Sugiro que entre em contato com a Sony através do site para apresentar que está acontencendo. Talvez eles tenham uma outra maneira de te ajudar. Boa sorte e desculpe não poder te auxiliar com isso.

      Excluir
  9. Sempre que tento jogar o GTA V on-line e tento atualizar o software me mandam a mensagem que tenho que liberar mais 1264mb, só que não tenho nada salvo além do GTA e os salves. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  10. Veja se não há nenhum jogo instalado, mesmo que não esteja jogando, ocupa espaço. Além disso, dependendo da capacidade de memória que o seu PS3 tem, o GTA V é muito pesado. Você vai precisar trocar a placa de memória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg, levei na acistencia técnica, e o problema estava dentro do HD, tinha algo quebrado lá dentro pq quando eu ligava fazia um barulho tipo tec-tec-tec, mas bem suave, e daí por esse barulho vi q tinha algo errado. A solução foi comprar um HD novo e agora está funcionando perfeitamente xD
      Obg pela ajuda vlw mesmo!!

      Excluir
  11. meu ps3 tem 232 GB e meu gta não instala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Talvez o problema não seja de memória. A instalação do GTA é muito demorada e se por algum motivo for interrompida não é concluída. O que o console acusa quando você tenta instalar?

      Excluir
  12. a minha PlayStation 3 só tem 12 GB de memória e quando tento jogar gtaV diz sempre espaço insuficiente como faço para ter mais espaço e conseguir jogar ?

    ResponderExcluir
  13. Pq na caixa do game aparece 500gb, mas no game aparece apenas 12gb, fui enganado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Se o PS3 que você comprou veio em uma caixa com o selo de 500GB, seria exatamente isso que deveria ter na memória, e não 12GB.
      Existe o PS3 de 12GB, mas que tem o selo de 12GB mesmo.
      Se você comprou usado, verifique se a memória indicada é apenas o que tem sobrando, pois pode ser que ainda tenha jogos instalados que estão ocupando espaço.
      Mas, se comprou como se fosse novo, sugiro que entre em contato com o vendedor por que vendeu sim, gato por lebre.

      Excluir
  14. Tenho uma conta ativa na PSN Plus, mas qd vou usar a opção de salvamento online, ele me direciona para a compra de assinatura. O que estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber,

      Pode parecer bobagem, mas certifique-se que está logado na sua PSN Plus. Muitas vezes, a assinatura expirou ou não foi renovada.

      Se tudo estiver certinho, tente: http://manuals.playstation.net/document/pb/ps4/settings/data_system.html

      Excluir
  15. Ola, tenho 6927 MB /12 GB esta sendo necessário 2190 MB para atualizacao gran turismo. Oq acontece? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Embora a atualização requeira um tamanho de memória, na hora da instalação, é necessário mais. Porém, depois de atualizado, a memória tomada é de 2190.
      você precisa liberar mais espaço e atualizar.

      Excluir
  16. Tnho um ps3 fat la diz livre 15 / 149 mas eu n tnho nem jogos intalados noeu ps3 o que sera que esta acontecendo????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo dispositivo especifica uma memória, mas utiliza parte dela para o próprio software. Assim, quando um console diz ter 150, na verdade tem menos porque utiliza 20, por exemplo, para a instalação das configurações dele.
      O mesmo acontece com celulares.

      Excluir
  17. Tnho um ps3 fat la diz livre 15 / 149 mas eu n tnho nem jogos intalados noeu ps3 o que sera que esta acontecendo????

    ResponderExcluir
  18. Tenho jogos instalados no meu HD, mas quero trocar-lo pois estar sem espaço. Se eu trocar o HD para um de 500gb, respeitando esse processo de backup, eu vou perder meus jogos instalados no HD antigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perde os jogos, somente terá que os instalar novamente quando quiser jogar.

      Excluir
  19. Eu já estava ficando louco pra descobrir pq o meu estava sem memória, marcava 49/298 até que hoje descobri,olhando seu artigo fiquei curioso e comecei a mexer nele aqui, no meu, eu peguei a conta do meu amigo e deixei 17 jogos da psn pausados no download,todos em 0% , somando tudo que tenho no HD não da nem uns 50 GB ,então resolvi deletar um download pra ver, deletei um de 35 GB,voltei lá e tinha voltado os 35 gigas :D

    ResponderExcluir
  20. o 2 nao serve? tem que ser o 2.5?

    ResponderExcluir