The Sims é a maior franquia de PC, entrou para o Guinness de 2008 em cinco categorias, vendeu mais de 150 milhões de unidades e foi traduzido para 17 idiomas. Se você não joga qualquer recordista de vendas como Halo, Super Mario Bros., Call of Duty: Black Ops II ou Grand Theft Auto, já deve ter pensado que é o único que não foi convidado para a festa. Será que você vai gostar de The Sims?
Quando foi lançado em 2000 pela Electronic Arts (mesma produtora de Fifa e Plants vs. Zombies) estava disponível apenas para Windows. The Sims 2 foi desenvolvido para OS X (Mac), Windows, GameCube, PlayStation 2, Xbox, Game Boy Advance, DS (Nintendo) e PSP. The Sims 4 será lançado apenas para PC e Mac (requisitos do sistema ainda não divulgados).
O público de The Sims varia em idade e gênero, mas tem fama de ser jogo para mulher. Tom Maphem, produtor do jogo, conta que os jogadores da versão para Facebook (The Sims Social) têm entre 25 e 35 dos quais as mulheres são maioria, mas por muito pouco. Não há estatísticas dos outros títulos para determinar se é ou não dirigido às mulheres. Segundo Charles Paulk, colaborador da Game Studies, isso é difícil de fazer porque o jogo dá liberdade para fazer coisas bem diferentes, é como se fosse um lego digital.


O jogo inclui NPCs (non-playable characters) que são aqueles que você não controla. Tem faxineira, jardineiro, entregador de pizza, mordomo, ladrão, polícia e assim vai. A variedade aumenta nas expansões que você compra. Cada título tem pacotes diferentes que custam, em média, U$20. Com eles você vai para a faculdade, ilhas paradisíacas, abre negócios, libera o IKEA home (o Tok Stok dos Estados Unidos) e até convive com vampiros e zumbis (Supernatural).
Embora não haja missões impostas pelo jogo, se você não fizer determinadas tarefas não vai conseguir avançar. Quanto maior o seu mundo, mais obrigações. Isso pode desagradar aos mais impacientes e àqueles que não têm tempo (quando perceber, gastou três horas ou mais no jogo).
Por outro lado, pode fazer tudo o que gostaria e não pode na vida real. Dá para fazer um persona com a cara do seu chefe e jogá-lo na piscina, roubar o cachorro chato da vizinha ou gastar tudo o tem numa lancha que nunca vai usar.
Acho que agora dá para ver se The Sims é o seu jogo ou não.
Por Tsu Matsubara
0 comentários:
Postar um comentário