30 de out. de 2013

ALAN WAKE: UM JOGO PARA ESQUENTAR (OU ESFRIAR) O HALLOWEEN




Existe algo mais aterrorizante do que não saber? Não saber onde está, o que aconteceu e quem é. O desconhecido é mais assustador porque não há nada pior do que a nossa própria imaginação. Alan Wake é assim, tenso e com surpresas não muito agradáveis, por isso é uma bom jogo para entrar no clima do Halloween. 

A estória é baseada no filme A Janela Secreta com Johnny Depp, Alan Wake é um escritor que vai para um chalé no interior dos Estados Unidos para tentar escrever. Lá ele perde a memória e não sabe onde a esposa está. Descobre depois que existe uma entidade presa a um lago (Cauldron Lake) e que precisa da estória do seu livro para poder se libertar. 



Assim como em Amnesia, o jogador vai descobrindo as coisas aos poucos e a tensão vai crescendo e os sustos vão aumentando. Exceto a narrativa que é feita em episódios como em uma série de TV.

Alan Wake é diferente de jogos de suspense como Doom 3, Outlast e Slender porque é na terceira pessoa, mas nem por isso deixa de ser tão assustador quanto. O fato de ser mais de combate deixa a jogabilidade mais interessante para quem quer algo mais consistente. O jogador usa iluminação e armas para eliminar os inimigos e seu antagonista principal que no início do game sequestra a sua mulher. 


As armas são variadas, o que sustenta o gameplay de uma forma diferente dos demais do mesmo gênero. Você pode usar lanternas, pistola sinalizadora, rifle, revóver e etc, tendo muitas opções para usar a estratégia e descarregar a tensão de vez em quando.




O segundo título da série (é mais um spinoff), Alan Wake's American Nightmare, se passa dentro do programa de televisão Night Springs que aparece no primeiro jogo e foi lançado em 2012. O protagonista tem um doppleganger e está preso no dark side de onde precisa sair para retornar ao mundo real, no qual está desaparecido há dois anos. Com um pouco menos de terror e mais ação, o jogo perdeu um pouco das características do original porque há menos elementos de suspense e mais humor (??). 



A franquia foi desenvolvida pela Remedy Entertainment em 2010 e tem para Xbox 360 e PC. Mas, é só para gente grande que não tem medo de ficar sozinho no escuro. Veja como é no vídeo da IGN abaixo. 



Se quiser outras dicas de jogos de terror e suspense clique aqui

Por Tsu  Matsubara 

              



Vejam também os blogs participantes do "Especial Halloween"


0 comentários:

Postar um comentário