19 de out. de 2013

BATTLEFIELD 4 - DEPOIS DE UMA SEMANA TESTANDO O BETA VEJA O PORQUE CONCLUIMOS QUE ESTE JOGO ESTÁ SENSACIONAL


Arnold Schwarzenegger já foi um militar na selva e lutou sozinho contra o predador, Stallone já foi cobra e matou um cara muito infantil, Jean Claude Van Damme foi o soldado universal, embora seja católico. Diferentemente destes atores e seus filmes de ação, Battlefield é um jogo de guerra cuja diversão reside no espirito de equipe. Nele o jogador encarna um soldado dentro do campo de batalha que comporta até 64 jogadores simultaneamente (32 nas versões para consoles). Estamos falando de um jogo no qual Stallones e Van Dammes não existem, pois apenas o trabalho em equipe permite conduzir o time para a vitória. Por mais habilidoso que o jogador seja, ele não conseguirá enfrentar uma situação com vários inimigos sozinho e precisa do suporte de seus companheiros.


Se quiser atingir e manter o objetivo terá que trabalhar junto.

Depois de uma semana testando o beta, podemos concluir que Battlefield 4 consegue passar a sensação de estar em um campo de batalha dinâmico, que não exige apenas habilidade e técnica do jogador, mas o uso de estratégia durante a partida. Obviamente todo o comentário baseia-se na versão Beta para PC (também testei a versão para Xbox 360) especificamente no único mapa disponível "Siege of Shanghai".


Mapa de Siege of Shanghai. Nele temos um shopping center, uma estacão do metro e um arranha céu. 


Ao se tratar das classes de soldado, Battlefield 4 mantém o mesmo básico de sempre, o jogador pode optar por uma das quatro opções (Assault, Support, Engineer e Recon) cujo o equipamento e habilidades variam. Assim como em Battlefield 3 a escolha do server ocorre a partir do navegador, que automaticamente inicia o jogo colocando o jogador na partida escolhida. Na primeira versão do Beta, o jogo inicializava com a janela minimizada, dependendo da configuração do PC alguns bugs e erros aconteciam impedindo a inicialização.


Não só o equipamento é diferenciado a aparência também muda.

A engine Frostbite 3 (motor gráfico e técnico que faz o jogo funcionar) permite que o jogo apresente gráficos extremamente detalhados lembrando Crysis 3. Entretanto, o ponto mais interessante está na sincronização de eventos, digamos que o que o jogador vê na tela é a mesma coisa que os outros também vêem. Por exemplo, suponha que você esteja em alto mar com ondas agitadas e que aproveitando a situação ambiental favorável decida usar as ondas como forma de cobertura para que seu inimigo não o veja. Se fosse qualquer outro jogo o inimigo iria ver sua embarcação, pois não existe sincronização gráfica. No caso de Battlefield existe sincronia porque todos os jogadores vêem exatamente os mesmos efeitos ambientais em suas telas, logo é possível usar fumaça, plantas, poeira e etc. como camuflagem. Em diversas situações utilizei destes artifícios para me esconder de helicópteros e viaturas terrestres. Claro que algumas destas características já se faziam presentes desde Battlefield Bad Company, entretanto desta vez o dinamismo é extremo, pois até mesmo uma árvore que foi derrubada pode servir de cobertura reconhecida pela engine do jogo.


Apesar de exigir um bom PC para ser jogado no ultra e no high, Battlefield 4 é um jogo leve que não consome muito do sistema.

Também podemos contar com a nova função chamada "levolution", que permite ao jogador destruir e modificar grandes porções do cenário de forma a alterar o curso da batalha. No mapa Siege of Shanghai existe um arranha céu que fica no meio do campo de batalha, durante a partida é possível bombardear o prédio até que ele entre em colapso e desmorone formando uma grande cortina de fumaça. É importante ressaltar que no topo do prédio fica o ponto de controle que as diferentes facções disputam. Ao ser derrubado o acesso ao ponto de controle fica mais fácil, pois fica no meio dos escombros.


Em uma partida tive que atirar no vidro da janela e pular do prédio enquanto ele desmoronava. Me senti em um filme.

Battlefield 4 está ainda mais estratégico. Além de o mapa permitir usar o levolution como forma de mudar o curso da batalha, outros pequenos detalhes trazem novas perspectivas a serem utilizadas pelos jogadores. Notei que o limite está na criatividade do jogador. No mapa de Shanghai existe um shopping cujo o teto é de vidro no qual é possível subir e alvejar os inimigos com maior facilidade. Eu estava sendo alvejado por dois soldados inimigos nesta posição vantajosa, entretanto ao invés de procurar por cobertura, decidi atirar nos vidros e eliminei os dois utilizando apenas um fator ambiental. Também dá para atirar nos extintores de incêndio e utilizar o gás liberado no ambiente fechado como cobertura.



O mapa Siege of Shanshai não tinha combate naval.

O combate naval ainda não pode ser testado, pois o mapa Siege of Shanghai é focado em combate terrestre. De qualquer forma a expectativa sobre os outros mapas do jogo é bem grande. Posso afirmar que o pouco que foi apresentado pelo beta já é suficiente para convencer qualquer fã de FPS a pelo menos considerar jogar Battlefield 4.


Por  Felipe Atkocius











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