28 de out. de 2013

RAIN: UM JOGO BONITO QUE TE FAZ REFLETIR SOBRE A VIDA



Tem hora que cansa ficar atirando para todo lado, estressado com a velocidade e pressionado a matar bilhões de inimigos. Às vezes é bom ter um video game mais bonito e com uma mensagem mais profunda do que "a vingança é prato que se come frio", isso tudo sem perder a emoção. Rain é um jogo assim. 

A Sony lançou Rain em outubro deste ano somente para download no PlayStation 3, mas prometem a versão para PS4 em breve. O jogo não é caro (principalmente para quem pretende comprar o PS4), apenas U$ 14,99. 


Muitas vezes a menina está perto, mas fora do alcance

Trata-se de uma aventura e ação na terceira pessoa no qual o jogador controla um menino que tenta salvar uma menina dos monstros que a perseguem. No universo em que entra, perde sua forma que só aparece debaixo da chuva. Para atingir seu objetivo, o garoto precisa se esconder se abrigando, encontrar alternativas para passar de um lugar para outro subindo em caixas, pegando escadas, tudo para tentar alcançar a menina que guarda as respostas para todas as suas perguntas. 

O game é dividido em capítulos nos quais vai usando habilidades diferentes e enfrentando ora uma quantidade cada vez maior de monstros, ora outros mais fortes e maiores. As pequenas missões são descritas como em estórias de contos de fadas na tela. 



Yuki Ikeda falando sobre Rain: "Foi a minha primeira experiência fazendo algo desse tipo e foi emocionante poder fazer isso"

Originariamente, Rain era para ser um livro baseado na experiência do diretor Yuki Ikeda de quando era criança e acabou se perdendo. Nada é mais assustador do que se encontrar sozinho, sem saber onde está e como chegar onde quer. Rain explora esses sentimentos de uma forma poética e universal.  

No capítulo 4 o menino finalmente alcança a menina e os dois vão fugir dos monstros juntos

Apesar de à primeira vista parecer um jogo triste e melancólico, a urgência de solucionar os problemas para tentar alcançar a menina e fugir das criaturas que parecem esqueletos de dinossauros, dá boas horas de diversão. Mas, não espere um gameplay intenso e complexo. O propósito de Rain não é esse. Ele é linear e com uma dificuldade adequada para a proposta dos criadores, ou seja, o de focar nas sensações humanas como em jogos como Journey e Papo & Yo

Este monstro é um dos mais fortes, mas também é lento e serve de abrigo para outros monstros
Rain foi bem elogiado e recebeu notas 8 da IGN e 72 da Metacritic. Quem não gostou criticou a falta de engajamento depois de algumas horas de jogo, mas creio que o problema tenha sido a expectativa criada por eles. 

Por isso, se quiser um game interessante, reflexivo e desestressante, e melhor, por um preço bom, pode comprar Rain que não vai se arrepender. Veja o trailer oficial abaixo.



Por Tsu  Matsubara 


0 comentários:

Postar um comentário