22 de nov. de 2013

DEAD OR ALIVE 5



Durante muito tempo mantive certo desinteresse pelos jogos da série Dead or Alive (DoA). A visão que possuía sobre esta série de jogos de luta é que era apenas um festival de peitos, mas eu estava profundamente enganado. DoA conta com um sistema de batalha complexo sendo que cada personagem possui mais de 100 combos a serem executados pelos jogadores, portanto esteja certo que as primeiras 10 horas de jogo serão destinadas a aprender a sua mecânica.

Imagem apresentando o sistema triangular de Dead or Alive

Dead or Alive tem um sistema de luta triangular que segue a mesma lógica do jogo papel, tesoura e pedra, já que cada ponta do triângulo (ataque, arremesso e agarrão) tem um ponto forte e um ponto fraco. O jogo conta com dois botões para ataque, um de soco e um de chute que são separados em alto, médio e baixo e superam os arremessos, ou seja, se um inimigo tentar um arremesso basta usar um ataque para anular a sua ação. Depois de aprender a jogar não tem nada mais reconfortante que seu adversário estar desferindo um combo com socos e ponta-pés e você ser capaz de dar um contra-ataque usando um agarrão. Separei este vídeo que mostra uma compilação de contra ataques:

  

Pode parece fácil, mas o jogador deve executar a defesa correta para poder resultar em um contra-ataque, pois um chute alto exige uma defesa alta, assim como um soco baixo uma defesa baixa. Como cada personagem possui mais de 100 opções de combos é bem difícil prever qual movimentação o inimigo irá utilizar, restando apenas o reflexo do jogador. Além dos dois botões de ataque, o jogo conta com um para arremessos e um para agarrões, portanto todo o sistema do jogo é baseado apenas nestes 4 comandos. A movimentação dos personagens é tão bem feita que em nenhum momento parece artificial, fato que torna o jogo interessante até mesmo para quem assiste.



Dead or Alive 5 conta com 24 personagens e em sua versão Ultimate foram adicionados mais 5 personagens totalizando 29 lutadores. Cada um segue um estilo de luta que tem como base uma arte marcial conhecida. A Hitomi, por exemplo, luta Karatê enquanto a Tina é uma lutadora de luta livre, logo, uma é boa em chutes e socos e a outra em arremessos. 

O fato de os personagens possuírem habilidades diferentes, assim como pontos fortes e fracos, eleva ainda mais a complexidade do sistema de luta. Ao comparar Street Fighter 4 com DoA 5 posso afirmar que é bem mais fácil aprender os comandos do primeiro, o que exige do jogador muito tempo para ganhar experiência de jogo, uma vez que qualquer adversário tende a jogar relativamente bem. Ao contrário, Dead or Alive 5 exige muito tempo para que se aprenda os comandos do jogo, logo, o que separa os jogadores comuns dos que sabem jogar é a curva de aprendizado e não de experiência de lutar. Isto não significa que um jogo seja melhor que o outro, mas evidencia que muitos tendem a desistir de DoA por conta do tempo que se gasta em aprender a jogar.

Dead or Alive 5 conta com 29 DLCs, que consistem apenas em skins e roupas para os lutadores, que são em sua grande maioria biquinis e outras peças que favoreçam as curvas das lutadoras, portanto nada que altere a jogabilidade do jogo.

Hitomi preparada para dar um "Power Atack" em Ryu, veja que os produtores do jogo se preocuparam com o fato de a camiseta dela estar molhada
  
Diferentemente de outros jogos de luta, DoA 5 conta com cenários detalhados e dinâmicos, ou seja, o jogador tem a opção de explorar pontos do cenário a seu favor. Portanto, ao lutar na plataforma de petróleo o jogador pode arremessar o oponente em uma série de equipamentos causando explosões que fazem com que o adversário perca mais vida que o normal. Tais efeitos também dão uma aparência mais cinematográfica para as lutas. Além disso, cada estágio e personagem conta com uma música especifica, apresentando uma grande variedade de estilos desde um RAP até música tradicional japonesa.

Não só os efeitos dos personagens e de combate foram desenvolvidos, o jogo conta também com cenários bem elaborados

Além do on-line e versus, DoA 5 conta com um modo história que segue uma sequência de eventos e obriga o jogador a utilizar todos os personagens. Para liberar os secretos é necessário completar o modo história. Após as batalhas também é possível salvar o Replay e tirar fotos de momentos específicos que podem ser postadas no Facebook para compartilhar screen shots com seus amigos.

Uma screen shot do jogo, Bass dá um socão em Rig

Apesar do festival de biquinis e peitos, Dead or Alive 5 é um jogo de luta bem consistente com uma curva de aprendizado muito extensa, afinal quem vai aprender os mais de 100 combos de cada personagem? Entretanto, é bem reconfortante lutar de modo competitivo sabendo o que você está fazendo e qual movimento executar durante a luta. Gostar deste jogo depende apenas de você e sua paciência em aprender como jogar, pois ele é equilibrado e consistente em sua jogabilidade.

Por  Felipe Atkocius


1 comentários:

  1. Ótimo post!!!! \o/ Existem pessoas com preconceito do jogo só pq os gráficos são bonitos, mas considero o melhor jogo de luta já feito, principalmente o 5 :D
    Existem outros jogos de luta muito bons, e com pontos fortes que entendo que eles podem ser considerados melhores, mas DOA5 é um jogo "easy to learn hard to master" em que as lutas ficam muito dinâmicas, rápidas, e reais.

    ResponderExcluir