11 de nov. de 2013

O QUE FAZ UM JOGO DE PLATAFORMA SER BOM?



Jogos de plataforma estão entre os primeiros que surgiram, eram 2D, 8 bit, simples, rápidos, divertidos e mais difíceis de zerar do que os modernos. Hoje é difícil um jogo AAA de plataforma ser considerado ruim, principalmente considerando Super Mario Bros., Rayman Legends, LittleBigPlanet e jogos da Lego. 

Mas, para ser um bom video game do gênero não é preciso ter um orçamento gigantesco. Com a tecnologia ao alcance de todos, as produtoras indie (independentes) desenvolvem muitos com excelente qualidade, gratuitos ou por um preço baixo, que não ocupam muito espaço na memória e constituem verdadeiros desafios. 

Um bom jogo de plataforma precisa ter:




Castlevania - o tempo que leva para dar o golpe é marca registrada do jogo
Feeling nos controles - a resposta dos movimentos não precisa ser imediata. Em Castlevania os segundos entre apertar o botão e a reação do protagonista não é falha. O que deve haver é coerência, então para dar o golpe com o chicote é preciso considerar o tempo de tirá-lo do cinturão. O que é importante aqui é a sensação de que você está em completo controle dos movimentos. 



Evoland - o que conta é a criatividade na apresentação
Design de bom gosto - não é preciso ter os gráficos de Battlefied 4 para ser um bom game. Aliás, o realismo é o que menos importa aqui. Claro que se compararmos o primeiro Super Mario Bros. com o 3D Land, é impossível não notar a evolução. Mas, quem gosta de jogos de plataforma está mesmo interessado na criatividade do design. Rayman Legends (tudo bem é covardia dar este exemplo) só para ilustrar, é desenhado a mão. Pode até ser um 8 ou 16 bit que dá um ar retrô como FEZ. Evoland é um exemplo de originalidade, cada vez que você passa uma fase os gráficos mudam mostrando a evolução deles na história.




Exemplo de bom personagem é Albatroz (Rolling Thunder) que faz parte de um unidade policial e precisa salvar o parceiro de uma organização criminosa
Personagens interessantes - uma boa estória para tornar o personagem atraente não é coisa de super produção. Não precisa ter aquela introdução cinematográfica de Batman Arkham Origins, mas fazer um protagonista legal é essencial. Maxwell de Scribblenauts é um exemplo disso, um garoto que precisa salvar a irmã dando vida ao que escreve no caderno para resolver os problemas. 



Dr. Wily é um cientista maluco do mal
Inimigos convincentes - não basta ser um monstrengo, precisa ter a ver com a narrativa e estar a altura do herói. Dr. Wily em Mega Man o um cientista maluco que cria robôs para dominar o mundo e Conde Drácula em Castlevania dão uma idéia do que é um "bom" inimigo. Mas, além do boss é importante ter outros inimigos de força e dificuldades diferentes, afinal é essa a graça de um jogo.  



Super Mario Bros. é um dos jogos que mais tem power-ups
Quantidade e qualidade de power-ups - habilidades e poderes especiais não só premiam o jogador como introduzem elementos diferentes na jogabilidade. Um dos jogos que mais introduzem power-ups é o Super Mario Bros., tem cogumelo para ficar maior, gigante, minúsculo, dar vida, etc. O que a gente quer é algo diferente em cada game que é lançado. Coisas como a introdução do cachorro no Mega Man serviram de referência para muitos títulos subsequentes.



Gunpoint tem portas e chaves secretas
Elementos de exploração - um bom jogo de plataforma dá ao jogador itens escondidos, portas secretas, chaves especiais. Nem só de pular, correr e bater vive o jogador. Queremos "fuçar" e encontrar itens especiais, conhecer personagens novos, descobrir o que outros ainda nem desconfiam que existe.



Rayman Legends - na floresta


Rayman Legends - na água
Variedade de fases - quanto mais melhor, mas só quantidade não adianta se não tiver variedade. O bom game nos faz passar de uma plataforma para outra bem diferente seja na água, no topo de uma montanha, em um labirinto, etc. Repeteco enjoa e cansa. 

Muitos falam que um jogo de plataforma decente não tem abismos que tiram vida, não colocam inimigos no início da plataforma seguinte para que você tenha aquela surpresa de morrer assim que a tela muda, não te faz repetir a fase inteira se morrer. Mas, está aí uma das coisas mais divertidas de um jogo tradicional de plataforma. Assim, se você zerar um pode bater no peito e gritar Yeah!


Por Tsu  Matsubara


4 comentários:

  1. Você nem citou Kirby na parte de "power ups" #chatiada. Gosto bastante da franquia e acho que é um excelente jogo de plataforma. E acho que o mais importante para ser um bom jogo é a diversidade de monstros, chefes, fases e principalmente poderes, já que acho bem divertido terminar um "mapa" ou fase e ter ganho algum poder novo. A resposta dos comandos é essencial também, até porque não adianta o jogo ter todos os outros "requisitos" e ter uma resposta lenta, fica meio injogavel(existe essa palavra?)

    E essa última parte do texto é pra essa nova geração que ta acostumada com chupeta na boca sahusahuhasuhau jogos muito fáceis, seja ele de qualquer gênero, não tem a minima graça '-'

    Um abraço o/

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    1. uahahaha adorei a parte da chupeta na boca. Verdade, não falei do Kirby, apesar de gostar muito da bolinha rosa. abraço

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  2. sempre bao saber destes items :) isso me ajudara e muito valeu fera

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    1. Legal q te ajudou. Passa aqui de vez em quando q tem sempre coisas novas. Valeu.

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