14 de dez. de 2013

A ARTE DE GOVERNAR EM CIVILIZATION V



Muitos acreditam que liderar e tomar decisões significa ser bem sucedido e é fator resultante de uma mente superior. Porém, esquecem que tomar decisões significa ser responsável por elas, logo, a felicidade e amargura de alguém podem ser resultantes das políticas adotadas por um líder. Civilization é um jogo de estratégia por turnos, cuja base reside nas decisões que o jogador toma durante o curso da partida. 

Quando pensamos em jogo de estratégia a primeira coisa que vem na mente é a possibilidade de se criar unidades militares e iniciar um conflito armado com algum outro jogador, porém Civilization é um jogo complexo e iniciar uma guerra pode significar o fim do jogo para o jogador. Podemos até pensar em não construir unidades militares e focar somente no desenvolvimento de nossas cidades, perfeito e utópico, só que a ausência de um exército nacional deixa o território desprotegido e por isso os Estados vizinhos certamente irão iniciar uma guerra.

Ele poderia estar no jogo só para semear o caos e a discórdia

Primeiramente o jogador deve escolher uma Civilização para jogar. Cada uma tem seus pontos fortes que determinam parcialmente seu modo de jogar. O Brasil por exemplo é uma civilização cuja a força reside na geração de cultura, logo, é bem fácil formar um território grande. A escolha da Civilização deve ser pensada pelo jogador antes mesmo da partida começar. No início da partida não é possível saber qual foi a escolha dos outros jogadores, pois é necessário ter um primeiro contato para que as relações diplomáticas se iniciem, afinal não tem como negociar com alguém que você sequer sabe que existe.   


Além de poder dar recursos, os jogadores também podem dividir sua religião e sistema político com os outros

Em uma partida padrão todas as civilizações iniciam na Idade da Pedra e durante as rodadas, ao desenvolver novas tecnologias, elas avançam até os tempos atuais. O ponto complexo de Civilization reside em todos os recursos que o jogador precisa administrar para que sua civilização progrida, ao mesmo tempo que é necessário investir em tecnologia, é necessário alimentar o povo, recolher recursos naturais, desenvolver a cultura nacional, criar e difundir uma religião, escolher o sistema político, manter as relações diplomáticas em ordem, criar unidades militares para proteger o território, fechar acordos comerciais para adquirir recursos escassos em seu território, construir estradas para ligar as diferentes regiões, etc. É neste emaranhado de possibilidades que o jogo se torna complexo e exige que o jogador pense cada uma de suas jogadas.

Vale lembrar que mesmo armados dois impérios ainda podem ser amigos e fazer coisas juntos

Existem cinco formas de se vencer a partida, o jogador pode conseguir a vitória cultural, tecnológica, diplomática, por dominação ou por pontuação. Ao passo que a vitória por dominação exige que o jogador capture todas as capitais inimigas, a vitória diplomática exige que o jogador tenha o maior número de votos a seu favor na ONU, logo, existem muitas maneiras de se jogar e coisas a se investir. Diferentemente dos outros jogos de estratégia Civilization não é apenas um jogo de unidades militares e estratégias de guerra, mas de governar com base nas decisões.

Se você está interessado em um jogo que não exige rapidez, habilidades físicas e motoras Civilization foi feito para você. Por se tratar de um jogo por turnos significa que você tem tempo de pensar no que fazer e planejar as próximas rodadas.

Por  Felipe Atkocius


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