Muitos acreditam que liderar e tomar decisões significa ser bem sucedido e é fator resultante de uma mente superior. Porém, esquecem que tomar decisões significa ser responsável por elas, logo, a felicidade e amargura de alguém podem ser resultantes das políticas adotadas por um líder. Civilization é um jogo de estratégia por turnos, cuja base reside nas decisões que o jogador toma durante o curso da partida.
Quando pensamos em jogo de estratégia a primeira coisa que vem na mente é a possibilidade de se criar unidades militares e iniciar um conflito armado com algum outro jogador, porém Civilization é um jogo complexo e iniciar uma guerra pode significar o fim do jogo para o jogador. Podemos até pensar em não construir unidades militares e focar somente no desenvolvimento de nossas cidades, perfeito e utópico, só que a ausência de um exército nacional deixa o território desprotegido e por isso os Estados vizinhos certamente irão iniciar uma guerra.
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Ele poderia estar no jogo só para semear o caos e a discórdia |
Primeiramente o jogador deve escolher uma Civilização para jogar. Cada uma tem seus pontos fortes que determinam parcialmente seu modo de jogar. O Brasil por exemplo é uma civilização cuja a força reside na geração de cultura, logo, é bem fácil formar um território grande. A escolha da Civilização deve ser pensada pelo jogador antes mesmo da partida começar. No início da partida não é possível saber qual foi a escolha dos outros jogadores, pois é necessário ter um primeiro contato para que as relações diplomáticas se iniciem, afinal não tem como negociar com alguém que você sequer sabe que existe.
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Além de poder dar recursos, os jogadores também podem dividir sua religião e sistema político com os outros |
Em uma partida padrão todas as civilizações iniciam na Idade da Pedra e durante as rodadas, ao desenvolver novas tecnologias, elas avançam até os tempos atuais. O ponto complexo de Civilization reside em todos os recursos que o jogador precisa administrar para que sua civilização progrida, ao mesmo tempo que é necessário investir em tecnologia, é necessário alimentar o povo, recolher recursos naturais, desenvolver a cultura nacional, criar e difundir uma religião, escolher o sistema político, manter as relações diplomáticas em ordem, criar unidades militares para proteger o território, fechar acordos comerciais para adquirir recursos escassos em seu território, construir estradas para ligar as diferentes regiões, etc. É neste emaranhado de possibilidades que o jogo se torna complexo e exige que o jogador pense cada uma de suas jogadas.
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Vale lembrar que mesmo armados dois impérios ainda podem ser amigos e fazer coisas juntos |
Existem cinco formas de se vencer a partida, o jogador pode conseguir a vitória cultural, tecnológica, diplomática, por dominação ou por pontuação. Ao passo que a vitória por dominação exige que o jogador capture todas as capitais inimigas, a vitória diplomática exige que o jogador tenha o maior número de votos a seu favor na ONU, logo, existem muitas maneiras de se jogar e coisas a se investir. Diferentemente dos outros jogos de estratégia Civilization não é apenas um jogo de unidades militares e estratégias de guerra, mas de governar com base nas decisões.
Se você está interessado em um jogo que não exige rapidez, habilidades físicas e motoras Civilization foi feito para você. Por se tratar de um jogo por turnos significa que você tem tempo de pensar no que fazer e planejar as próximas rodadas.
Por Felipe Atkocius
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