6 de dez. de 2013

XBOX ONE - FIFA 14




Toda nova geração começa com jogos "cross gen", títulos que não aproveitam todo o potencial dos novos aparelhos porque ainda dividem audiência com consoles anteriores.

FIFA 14 faz parte desta leva: é (muito) parecido com as versões lançadas para Xbox 360 e PS3, mas ganhou alguns atrativos a mais graças ao uso da nova engine Ignite da EA, que será a responsável por seus próximos grandes títulos.



A parte mais óbvia e esperada é evolução gráfica. Pois bem, temos coisas positivas e negativas. Começando pelo lado ruim, as melhorias visuais com a bola rodando são quase mínimas, com modelos de jogadores pouco modificados. Há, porém, vários detalhes que contribuem para uma maior imersão. Primeiro, temos novas animações de entrada, e o principal: uma torcida em 3D detalhada. Parece bobo, mas é empolgante ver o apoio e principalmente as reações após o gol. Nos replays, dá para ver direitinho o pessoal se preparando para levantar os braços e pular. Os replays, aliás, estão com novos ângulos e efeitos e simulam perfeitamente uma partida real transmitida pela TV. Vale também mencionar a nova grama, cheia de detalhes.



A inteligência artificial, na minha opinião, é um dos pontos mais críticos das versões para PS3 e Xbox 360. Não foram raros os momentos que vi zagueiros perdidos, bolas rebatendo em jogadores como se fossem objetos inanimados, entre outras situações. Aqui, porém, os jogadores têm mais reação, antecipando jogadas e realizando movimentos antes indisponíveis. Em outras palavras, as situações em campo estão mais realistas. 

No mais, todos os modos de jogo estão presentes incluindo o Carreira, Online e até os minigames. O modo Ultimate tem conteúdo exclusivo no One: craques do passado como Pelé, Shevchenko e Bergkamp só podem ser adquiridos no console da Microsoft.



Para quem já jogou FIFA 14, a maior dúvida é: será que vale a pena pagar o preço cheio (60 dólares) por um jogo "requentado" novamente? A minha resposta é não. Não é um jogo que aproveita de verdade o potencial do novo hardware que você acabou de comprar (e que não é barato). Eu particularmente tive sorte: na Europa, quem comprou a leva inicial do Xbox One levou um código de FIFA 14 para casa de graça. Um italiano, que não queria o jogo, me vendeu o código por 1/3 do valor. O mundo pode ser um lugar muito legal às vezes.

Por fim, vale destaque que o jogo está totalmente em português e conta com a narração da dupla Caio Ribeiro e Thiago Leifert, que fizeram um trabalho bacana em FIFA 13. 



Por  Rodrigo Russano Dias


0 comentários:

Postar um comentário