18 de jan. de 2014

VEJA COMO NASCEU A MARCA POKEMON E A INFLUÊNCIA QUE MIYAMOTO TEVE SOBRE ELA




Pokemon (ou Pocket Monsters) são "monstros de bolso" e é uma submarca da Nintendo. Sua origem teve inicio em 1996 com os jogos eletrônicos de RPG Pokémon Red, Blue e Green (lançado somente no Japão). para o videogame portátil Game Boy.

As características principais dos jogos de Pokémon são a necessidade de colecionar monstros distintos, escolher quais farão parte do grupo do jogador e como serão treinados.

Os primeiros jogos de Pokémon
                                            

O jogo nasceu da ideia do programador e diretor Satoshi Tajiri, que construiu o cenário inspirado na sua infância, a qual costumava brincar e explorava a vizinhança capturando seres vivos para cuidar e ter-los como coleção.



Foram 6 anos de dedicação até a fabricação do jogo. Tajiri teve como seu braço direito o designer Ken Sugimori e do lado esquerdo compositor e programador Junichi Masuda, que ficou do inicio ao final do projeto.


                                      


O jogo foi oferecido para as principais empresas japonesas da época. Nintendo, Sony e Sega. Como sabemos, a Nintendo ficou com o projeto.



Nome do jogo era para ser Capsule Monsters mudou para Pocket Monster em 1996 um pouco antes da fabricação do jogo.


A principio, a ideia do jogo era de os jogadores poderem colocar os nomes nos pokemons capturados, porém isso não foi possível conta do limite de memória do Cartucho de Game Boy, então a equipe criou um nome para cada Pokémon. 



Os primeiros esboços 











Em sua versão Alpha, Pokemon contava com apenas 30 monstros, pois o cartucho não possuía memoria suficiente. Ciente desta situação o game designer Shigero Miyamoto, que havia gostado muito do projeto, usou sua influencia dentro da empresa e presenteou a equipe com mais recursos. Segundo Tajiri, Miyamoto passou no escritório deles e disse:

"Aqui está mais memória de presente para vocês, agora tratem de capturar mais pokemons!"



Além de aumentar a memória do cartucho 4 vezes, Miyamoto sugeriu que fossem produzidos dois jogos de cores distintas, para que os jogadores pudessem trocar diferentes pokemons de forma a deixar o jogo mais interativo.


Foi a partir de Pokémon Red, Blue e Green (lançado somente no Japão), que a ligação entre os videogames era possível,  já que conectavam-se dois Game Boys através do "cabo link", fato que permitia a troca de pokemons assim como batalhas entre os jogadores.



Depois disso nem precisamos dizer que a venda foi um sucesso até hoje.


Por  Akemi


0 comentários:

Postar um comentário