27 de mar. de 2014

COMO DRAGON QUEST INTRODUZIU O RPG NOS VIDEO GAMES



Enquanto jogos eletrônicos de ação como Super Mario faziam sucesso no Japão, Yuji Horii teve a idéia de introduzir e simplificar o RPG para as crianças. Assim nasceu Dragon Quest ou Dragon Warrior (titulo no Estados Unidos). Produzido pela ENIX Corporation  e com desenhos de Akira Toriama, contou com a trilha sonora de Koichi Suguiyama. 




Dragon Quest definiu o RPG nos video games, envolvendo novas tecnologias e regras de jogo. Durante seu desenvolvimento, Horii se preocupou em dar às crianças a sensação de serem as protagonistas do jogo. A produtora fez também vários testes com diversas delas para melhorar a jogabilidade e entender as dificuldades que enfrentariam. 



imagem http://doraku.asahi.com


Já de início notaram que morriam logo na primeira batalha com os monstros. Para contornar esse problema, inseriu a customização dos personagens usando os recursos da tecnologia de última geração da época. Criou mecanismos para escolha de vestimentas e armaduras e de distribuição de experiência nas habilidades (força, sabedoria e etc.). 



Dragon Quest introduziu o conceito de exploração, desenvolvendo cidades com pequenos obstáculos e dicas por meio falas em balões dos habitantes. Usando a mesma tecnologia, criou quests que premiavam o jogador conforme completados.





Outra novidade na época foi a narrativa. Cada fase continha em si uma estória simples que ao final se interligava com as outras, compondo o enredo completo. 




As inovações não param por aí. O jogo saiu do formato arcade para a tecnologia NES onde os jogadores podiam parar, salvar e continuar de onde haviam parado.



O nome Dragon Quest foi criado a partir de uma das lições de Kazuya Koike, professor de mangá, que dizia que uma obra de sucesso deveria ter um titulo fácil de memorizar composto de uma palavra simples e outra mais difícil 




                                  
O primeiro Dragon Quest (1986) não foi o sucesso que esperavam e a Enix quase teve prejuízo. Foram precisos quatro anos para melhorar a série. Os primeiros jogos foram “Yusha Loto no Densetsu” e a trilogia Zenithia. 




Foi em Dragon Quest III que a franquia teve reconhecimento, o que deu origem a jogos independentes, anime, mangás, livros, dramas e outros produtos. Em Dragon Quest IV o jogador entende quando e como surgiu o herói.

Fila de lançamento do D.Q III em 1988 em Tokyo (imagem http://doraku.asahi.com/)

Hoje a série é tema de lojas e bares.





Títulos da Série Dragon Quest




1986: Dragon Quest



                         



1987: Dragon Quest II 


Sobre as aventuras da geração dos netos do primeiro jogo. Nele o personagem conseguia se locomover com automóveis e foi introduzido o modo multiplayer.






1988: Dragon Quest III  

A estória desvenda os segredos dos jogos I, II e III. Incluiu o mecanismo de dia e noite. 




1990: Dragon Quest IV 

Corresponde à estória inicial da trilogia Zenithia.




1992: Dragon Quest V 


Desenvolvido para Super Nintendo, Playstation2 e Nintendo DS. O jogo acompanha a vida completa do protagonista dividida em 3 etapas: infância, adolescência e adulta.





1995: Dragon Quest VI 


Desenvolvido para super Nintendo e Nintendo DS. Apesar de não oficialmente declarado, a estória parece se passar no passado do mundo do DQ IV e V.





2000: Dragon Quest VII 

Foi feito para Playstation e Nintendo 3DS. A estória se passa em uma ilha com enredo totalmente independente de todos os DQ. 







2004: Dragon Quest VIII 


Desenvoldido para Playstation II, iOS e Android. Primeiro Dragon Quest que teve o lançamento nos Estados Unidos com o título original ao invés de Dragon Warrior. O jogo foi feito em 3D e se passa em um novo mundo apesar de ter alguns personagens do DQ IV e um mapa parecido com o do DQ VII.






2009: Dragon Quest IX

Desenvoldido para Nintendo DS, foi criado especialmente para que as crianças da primeira geração do DQ voltassem a jogar, desta vez com os filhos no multiplayer.








2012: Dragon Quest X 

Jogo online para Wii e Wii U. A estória parece retratar o futuro do mundo IX, mas isso não foi confirmado pela produção.





Por  Akemi


0 comentários:

Postar um comentário