25 de mar. de 2014

INFAMOUS: SECOND SON É O JOGO PARA VOCÊ?



Infamous: Second Son é o assunto do momento. Além de ser um dos poucos títulos feitos para o PS4 até o momento, é de certa maneira, uma novidade. Quem não está cansado de Assassin's Creed? Mas, esse novo jogo da Sucker Punch é um bom investimento? 

Second Son custa U$ 60 (OK, U$ 59,99) na PlayStation Store, cerca de R$ 140, o mesmo preço de Assassin's Creed IV Black Flag, Call of Duty: Ghosts e Dynasty Warriors 8: Xtreme Legends, só para ter uma idéia. Não é pouco, por isso é bom considerar se vale o quanto pesa, e mais importante, se você vai gostar. 


Enredo


Se você acha (como eu) que a narrativa é uma parte importante de um bom jogo de ação e aventura, vai gostar do enredo. Embora não seja tão interessante quanto o do primeiro Infamous (2009), pelo menos não é uma sequência pálida como foi Infamous 2. Second Son começa uma estória independente que se passa sete anos depois, em uma Seattle um pouco modificada. Os acontecimentos do título anterior servem somente como pano de fundo. Mesmo depois do sacrifício de Cole McGrath, alguns Conduits (humanos com super poderes) sobreviveram e são procurados pela polícia (DUP: Department of Unified Protection).

O jeito meio folgado de Delsin irrita menos depois de um tempo
Entra em cena um novo protagonista, Delsin Rowe, que passa a absorver os poderes dos Conduits depois de um acidente. A personalidade arrogante e grosseira do herói pode não agradar a muitos, mas é importante para o final da estória. A vilã, Brooke Augustine, é mais interessante porque é uma Conduit que odeia Conduits. Trabalha como diretora da DUP e persegue seus iguais, propagandeando que são bioterroristas.

Os diálogos poderiam ser melhores e algumas piadinhas são sem graça, verdade. Taí uma parte do jogo que não muda o esteriótipo do americano.


Gráficos


Second Son explora tudo o que o PS4 pode oferecer em termos de tecnologia, resolução 1080p e 30 quadros por segundo, pacote completo. Você vai ver efeitos muito legais, movimentos e expressões faciais realistas, reflexos e iluminação que vão te dar a sensação de estar dentro de um filme. O produtor, Brian Fleming, disse em entrevista para a Polygon, que a aparência do jogo foi uma das preocupações e foco de investimento da equipe. Para ele, foi muito importante conseguir passar ao jogador, a emoção dos personagens, a extensão dos efeitos dos poderes e a sensação de estar em um cenário real, potencializando a experiência do gameplay.


Gameplay


Você terá no mínimo 10 horas de jogo para completar a estória principal. Mas, se for daqueles que precisa completar tudo, das missões principais às paralelas, colecionar dos itens essenciais aos desnecessários, ganhar todos os troféus, terá pelo menos 20 horas de diversão. 

Second Son segue os mecanismos dos jogos anteriores da franquia, mas com algumas novidades. O jogador terá mais poderes, mais legais e com efeitos diferentes conforme o estilo do jogador. As escolhas do protagonista (karma do bem ou do mau) continuam sendo elementos centrais na jogabilidade e influenciam e modificam o resto do jogo. Assim, se você escolhe o Heroic Aproach (um perfil de mocinho bom) ou Ruthless Powers que é mais radical, seus poderes e o que pode fazer com eles mudam.

Poder Neon

Delsin terá quatro poderes diferentes, dos quais só mencionarei dois para não estragar a surpresa para quem ainda não jogou. Com o Smoke, o jogador atira e explode os alvos com rapidez e violência e com o Neon fica em câmera lenta para atirar com mais precisão. Os movimentos também são diferentes, com o Smoke, o jogador pode passar por vãos e com o Neon, corre com impulso. 

Smoke

Os inimigos ficam cada vez mais habilidosos e vão exigir combinações diferentes de combate para vencê-los. Em geral, a melhor maneira de lidar com eles é frente a frente, embora em alguns momentos a furtividade ajuda para diminuir os ataques que vêm de todos os lados. 

Apesar de poder explorar o mundo aberto, o passo do jogo é rápido na maior parte do tempo. Há um número razoável de missões que podem ser curtas ou longas, de combate ou soluções de problemas. Você vai destruir centros de comando, cameras de segurança, eliminar agentes infiltrados e até grafitar paredes. 


Uma das motivações da Sony em produzir o jogo foi incentivar o uso do TouchPad que você precisará para absorver os poderes ou deslizar o dedo para fazer algumas ações. O DualShock 4 tem acelerômetro que faz com que certos comandos fiquem mais divertidos e você terá algumas surpresas como quando a bateria do controle acabar. Dá para ver e aproveitar bem o que a nova tecnologia tem para oferecer.


Infamous Second Son é possivelmente o jogo que mais explora as possibilidades dos consoles da próxima geração, no momento. Se você comprou o PS4 e não vê a hora de ver o que dá para fazer com ele, é uma ótima opção. Mas, se não gosta do gênero ação e aventura na terceira pessoa, ainda vale a pena esperar porque os lançamentos realmente vão começar daqui para a frente. 


Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário