17 de out. de 2013

AS 5 FORMAS MAIS COMUMS DE ATERRORIZAR UM JOGADOR


Nem todo coelho trás ovos

Conheço pessoas que assistem séries e filmes para se divertir e passar o tempo, mas acabam chorando pelo enredo ser triste. Eu sempre achei um pouco ilógico este tipo de coisa, digo, não faz sentido assistir algo com intuito de se divertir se isto lhe faz chorar. Contudo mudei de idéia, pois existem pessoas que compram jogos de terror e horror com intuito de se divertir e acabam com mais medo do que alegria no coração. Pensando nisso, decidi fazer um apanhado de situações comuns que minhas faculdades mentais já passaram, sofreram e viveram ao longo das duas últimas décadas.


1 - O primeiro contato

Todo jogador tem o primeiro jogo que lhe causou medo. Às vezes o jogo não precisa ser macabro para causar medo, pois este advêm da percepção da realidade. O primeiro jogo que me deu um certo "feeling dark" foi Castlevania no NES, pois quanto mais simples mais a imaginação trabalhava. O Atari, por exemplo, apresentava gráficos que eram apenas bastões e quadrados coloridos, cabia ao jogador imaginar e entender o que era tudo aquilo.

Até hoje acho estranho matar o Drácula com um chicote

Atualmente os jogos estão buscando experiências gráficas mais realistas, fato que apesar de limitar a imaginação causa a paranóia de que algo ruim vai acontecer a qualquer momento. Como algo ruim quero dizer aquele monstro sacana que surge de um duto de ventilação para picar o jogador em pedacinhos. No último fim de semana alguns amigos e eu nos reunimos para jogar Dead Space, todos se conectaram através de um chat por voz este foi o resultado:

Foram momentos de muita emoção, não deixem de assistir a segunda parte também

O primeiro contato é aquele que dá o choque no jogador, é onde a experiência é novidade, creio que cada leitor teve seu primeiro contato com um jogo diferente.


2 - Você é Incapaz


Sim, eu sei como sua vida é difícil moça

Por mais que seu personagem tenha um "Monster Eliminator 9000" você, pobre alma que joga, se sente desprotegido. Ninguém vai te ajudar e quem tentar vai morrer. Além disso, por mais que o personagem possa eliminar seus inimigos, quem disse que é viável tentar? Em Resident Evil era muito importante economizar munição e só matar os zumbis que realmente iriam causar problemas, logo fugir e se esquivar era mais viável do que enfrentar a origem do seu medo.


Esperou tanto que acabou secando

Mas existem casos piores. Quem jogou Enemy Zero (PC, Sega Saturn) sabe que pior do que zumbis, monstros, fantasmas e cia são os aliens invisíveis. A única forma de saber se existe algum inimigo próximo é por um alarme de proximidade emitido por um sensor.



3 - O sobrenatural


Essas enfermeiras estão cada vez mais abusadas, nem nas escadas elas te deixam em paz

Não saber quem estamos enfrentando é algo comum, mas não saber o que estamos enfrentando é outra coisa. Zumbis são fáceis porque eles morrem de vez, quando atiramos neles, assim como a maioria dos monstros, que apesar de serem feios e quererem fazer uma sopa com o seu corpo, morrem. Os demônios, além de morrerem podem ser banidos com a ajuda de algum deus, fato que facilita muito a vida do jogador.


Zumbis, me alegra saber que eles morrem de forma definitiva

Creio que a pior coisa são os fantasmas que são exageradamente poderosos. Eles podem atravessar paredes e te pegar, têm invisibilidade, podem se materializar, mover objetos a sua volta, possuir o corpo de pessoas vivas e, o pior, eles já estão mortos e por não possuir um corpo físico, não podem ser eliminados. Portanto, estão o topo na pirâmide do sobrenatural em se tratando de sustos e terror. 

No Elder Scrolls Oblivion eles só morrem se o jogador estiver usando armas mágicas, magia e armas de prata ou do tipo Daedric. Em fatal Frame eles te sacaneiam o tempo todo sumindo e aparecendo em outro lugar, lembrando que a única arma que você tem no jogo é uma câmera fotográfica. O único personagem que elimina fantasmas eficientemente é o Luigi, que com seu aspirador de pó suga qualquer um. Por esse motivo, creio que ele seja o personagem mais poderoso nos video games, só que não.


No PAC-MAN os fantasmas são imortais, eles apenas te dão uma folga quando são vencidos.


4 - Falsas esperanças

Nicole, um grande exemplo de falsas esperanças

Não é porque o jogo prossegue que significa que as coisas estão indo bem. Além dos inimigos ficarem mais fortes a situação de forma geral parece piorar. Em Alan Wake, a cada momento o mundo parece se deteriorar ao ponto de o protagonista ficar sem saída. Em Dead Space, a todo instante parece que não haverá salvação, se não é a nave quebrando, é o protagonista sofrendo de insanidade. Falsas esperanças não apenas reforçam a sensação de incapacidade como também alteram a percepção do jogador.


Se esconder debaixo da cama não significa que você tenha se escondido

Depois de trabalhar tanto em tentar resolver o problema central do enredo, o jogador se encontra desolado pela sequência dos fatos. Um bom exemplo deste sentimento é a morte a Aerith em Final Fantasy 7, ao passo que a equipe perdia um importante membro o item necessário para salvar o mundo é perdido para todo o sempre, logo, além dos personagens, o jogador também fica deprimido.



5 - O fator surpresa

E lá se vai um monitor

Às vezes esperamos que as coisas andem de forma linear, que os monstros sempre apareçam no corredor de forma bem visível, assim como a estória se mantenha dentro do esperado, mas se a vida não é assim, que dirá os jogos de terror. É de se esperar que criaturas apareçam fazendo barulho alto demais apenas para te assustar, isso tudo acompanhado com uma música que inicia bruscamente apenas para passar a sensação de desespero ao jogador. O efeito surpresa é a parte mais óbvia do terror, ele assusta e pode causar pânico em jogadores menos resistentes às intempéres.


Está imagem é excelente para testar o efeito surpresa em seus amigos

Por  Felipe Atkocius


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