17 de out. de 2013

QUANDO E COMO O ANIME CHEGOU NA TELEVISÃO






Este ano a TV Tokyo comemorou 50 anos de Anime na TV e hoje são mais de 70 animes transmitidos por semana no Japão e assistidos em vários países. 

Este post vai contar a história desse gênero, do seu surgimento à sua primeira transmissão televisiva.



Décadas de 10 e 20

1917- O curta metragem de animação “Phantasmagoria” do francês Emile Cohl estréa no Japão. O estúdio Tennen Shokukatsudou Shashin então encomenda a primeira animação japonesa para a produtora Mangaá-ka Shimokawa Hekoten: “Imokawa Mukuzou Genkan no Maki” (que em português quer dizer "O Primeiro Ato de Imokawa Mukuzou").

1924- É fundada a primeira produtora de anime: Kitayama Eiga Seisakujo pelo investidor Seiichiro Kitayama, com a animação da fábula de Esopo, A Lebre e a Tartaruga (em japonês intitulada Usagi to Kame). 

Nos anos seguintes seguiram muitos sucessos do anime como Shiobara Tasuke (1925), Ubasute Yama (1926), considerada a obra prima de Sanae Yamamoto, Shiobara Tasuke Hakuzan Kimura, Tako no Hone (1927), entre outros.


Década de 30

O anime passa a ser usado em noticiários para facilitar as explicações.

Foi o período das produções de Kogane no Hana (1930), Kuroneko Banzai(1933) e Ugoki Eriko no Tatehiki (1935).


Década de 40

Época dos famosos Ochoufujin no Risou (1940), baseado em Madame ButterflyMomotaro no Umiwashi (1942) que faz uma metáfora do ataque a Pearl Harbor.

Este período é marcado pelo surgimento dos primeiros programas direcionados para crianças nos cinemas, chamados de “Animation” e dirigidos por Guenzo Masaoka, o pai do anime. Suas obras incluem: Kumo to Churippu (A Aranha e a Tulipa) do livro infantil da autora Michiko Yokoyama, Fuku-chan no Sensuikan(1944) do manga-ka  Ryuichi Yokoyama e Suteneko Torachan de Fumio Sasaki.

A Aranha e a Tulipa



Década de 50

Após  o final da guerra, o termo Animation foi evitado devido a derrota do Japão. Em seu lugar passou a ser usada a denominação Mangá-Eiga ou apenas Mangá. Não há muitos registros de obras neste período em razão da crise e do uso do termo tradicional.

Hakuja den
                                                                
1954- Kappa Kawataro
1957- Fukusuke
1957- Koneko no Rakugaki
1958- Yumemi Doujishi
1958- Hakuja den (Opera chinesa)
1961- Ningen Doubutsuen 


Década de 60

Um dos primeiros comerciais de TV com anime

A televisão chega aos lares japoneses. 

No dia 1/1/1963 estreou o primeiro anime para TV: Tetsuwan Atomu” conhecido aqui como Astro Boy, de Osamu Tezuka.

A fim de eliminar o espírito pós-guerra e levantar os ânimos para o modelo do novo Japão, o termo Mangá Eiga foi mudado para  Terebi-Mangá (mangá de televisão) e a palavra animation foi readotada para designar o anime que começou a ser utilizado também como ferramenta de marketing.

A partir daí o anime toma a forma que conhecemos. 

Assista aqui uma compilação de imagens da história do anime
                                                      



Por  Akemi






0 comentários:

Postar um comentário