22 de out. de 2013

DOTA 2D? ISSO É AWESOMENAUTS!





O gênero de DOTA (me recuso a chamar de MOBA) cresceu tanto hoje que dispensa apresentações. O jogo virou uma mania mundial, foram lançados concorrentes no mesmo estilo como LoL e HoN, e chegou a se tornar um e-sport competitivo que ganhou multidões.

Pessoalmente, nunca senti o mesmo apelo por Dota que as outras pessoas, é muito estressante e não é o tipo de jogo onde você pode simplesmente chegar e começar a aprender. Além disso, os outros jogadores também não ajudam, parece que você tem que estudar só pra começar a jogar. Minha experiência com Dota nos tempos de Warcraft 3 me traumatizou, e sempre repudiei o jogo por causa da sua comunidade tóxica.

Em 2012, a desenvolvedora Ronimo lançou um jogo chamado Awesomenauts para PS3 e Xbox 360 e alguns meses depois para PC Mac e Linux. Uma adaptação do gênero de Dota para o 2D com uma temática, personagens e uma canção-tema chicletenta que remetem a todos os desenhos dos anos 80/90.



Alguns dizem que é um jogo estilo Dota mais "casual", mas pra mim isso é uma tomada completamente nova sobre o gênero. O simples fato de controlar o seu personagem direto nos botões para andar e ter que mirar até para seus ataques básicos deixa o jogo bem mais rápido e intenso. E é muito mais acessível do que Dota porque não existem MILHÕES de detalhes técnicos, você pode começar a jogar sem ter que fazer um curso, mas ainda assim tem MUITA profundidade, é aquela história de "fácil de aprender, difícil de virar mestre".

Desde que saiu para PC, muitas atualizações foram lançadas para adicionar novos heróis e um novo mapa, além de balanceamento e outros ajustes.

A Ronimo criou algo único, um jogo multiplayer competitivo com personalidade e bom humor que não se leva super a sério, eu AMO esse jogo! Faz um ano que saiu para PC e ainda estou jogando toda semana. Ele conseguiu quebrar o meu preconceito contra jogos super-competitivos.

Com uma recente campanha muito bem sucedida no Kickstarter, uma comunidade ativa e uma versão de PS4 anunciada, Awesomenauts ainda tem muito a oferecer.

Gostando de Dota/LoL ou não, ainda recomendo fortemente olhar o meu vídeo e dar uma testada. Não é um jogo muito exigente, roda em praticamente qualquer computador moderno e além do PC, também roda em Mac e Linux!

Página do jogo na Steam: http://store.steampowered.com/app/204300/

E se você ainda não está convencido, ouça a versão completa da música-tema super chicletenta (Os caras até fizeram discos de vinyl promocionais com a música)



Por  panda_instinct


0 comentários:

Postar um comentário