22 de out. de 2013

NINTENDO 64: 5 JOGOS QUE VOCÊ NUNCA JOGOU




O Nintendo 64 é conhecido por ser um console do tipo "ame ou odeie". Ao mesmo tempo que possui alguns dos maiores clássicos de todos os tempos tais como Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time; também ficou famoso por ser o responsável pela queda da hegemonia Nintendo, algo que não acontecia há duas gerações.

Mas como todo videogame, o 64 teve uma série de pérolas que pouca gente jogou. Vamos conhecer 5 neste artigo:


1. Flying Dragon

Se teve um gênero (além do RPG) que o N64 ficou devendo é o de jogos de luta. Foram raros os lançamentos e em sua maioria, títulos desprezíveis. Muito se especulava na época sobre a possibilidade do console ganhar uma versão de Street Fighter EX - o que nunca ocorreu.






Um dos poucos do gênero que merece sua atenção é Flying Dragon. Quem é das antigas vai lembrar dessa série que começou no NES em 1989. O jogo, desenvolvido pela Culture Brain, tem uma peculiaridade: você pode escolher entre jogar com os personagens adultos ou crianças (super deformados, se preferir). O modo "Quest" é o destaque, onde você ganha experiência e dinheiro para investir em equipamentos. A mistureba de personagens era grande: lutador de sumô robô, sósia de Shiryu (Cavaleiros do Zodíaco), ninja e por aí vai.

Flying Dragon ainda ganhou uma sequência lançada apenas no Japão sob o nome de SD Hiryū no Ken Densetsu. Esta versão tem apenas os personagens criança e adiciona novos lutadores e itens.




2. J-League Eleven Beat 1997


A série International Superstar Soccer estourou em popularidade no N64, principalmente depois da brilhante estréia - não existia nada no mesmo nível. Depois vieram as sequências e o concorrente FIFA.

Mas tem um jogo em especial que guardo com carinho em minhas lembranças: J-League Eleven Beat 1997, desenvolvido pela saudosa Hudson. Diferentemente dos citados acima, este não preza pelo realismo: os jogadores são caricatos e todos os times são fictícios. 











A visão também era pouco convencional: tudo era visto por cima, e a câmera girava quando a bola era recuperada pelo adversário. Dava também para fazer curvas incríveis na bola e aplicar goleadas, digamos, históricas.

Como o nome pode sugerir, só está disponível em japonês.



3. Castlevania: Legacy of Darkness


Castlevania (apelidado de Castlevania 64) foi um lançamento no mínimo polêmico para a série. Foi o primeiro Castlevania em 3D, mas também fora criticado por ter gráficos razoáveis e uma jogabilidade discutível. Eu, particularmente, comprei no lançamento e fiquei maravilhado. Eram dois personagens principais - Reinhart e Carrie -, muitas fases e alguns elementos de gameplay interessantes. E a trilha sonora continuava impecável, em especial se tratando de um jogo em cartucho.











Mas a Konami não esperou sequer um ano para disponibilizar a sequência, que mais parecia uma versão remasterizada da anterior. Apresentou um novo personagem, Cornell, que pode se transformar em lobisomem, além de campanhas com novidades para Reinhart e Carrie. Acabou sendo um fracasso em vendas, apesar de ser uma experiência superior.



4. StarCraft 64




A Blizzard surpreendeu a todos quando anunciou uma versão de um dos mais populares jogos de estratégia de todos os tempos para Nintendo 64. Aliás, muita gente questionou como seria possível jogá-lo naquele controle.












O modo para um jogador está intacto, contendo todas as três raças Terrans, Protoss e Zerg, além de todas as missões do StarCraft original e de sua expansão, Brood War. O ponto negativo fica pelo multiplayer, que divide a tela e entrega tudo o que seu amigo está fazendo.


Parece que a Blizzard tinha poucas expectativas: uma quantidade super limitada de cópias foram colocadas à venda e, por isso, StarCraft 64 se tornou um dos jogos mais raros do console.




5. Goemon's Great Adventure


Mystical Ninja foi um daqueles títulos de lançamento que mostrava a que o console veio. Ele me impressionava assim como Mario 64, com sua liberdade em um grande ambiente 3D.











A continuação, entretanto, mudou radicalmente: o jogo se tornou um plataforma 2D. Mas não se engane, pois Goemon's Great Adventure ficou ainda mais divertio e é tido como o melhor do gênero para o N64. A jogabilidade é bem variada, pois você controla quatro personagens: Goemon, o protagonista; o ninja gordinho Ebisumaru; a rápida e habilidosa Yae; e o ninja robô Sasuke. Há um novo sistema de passagem do tempo, em que os inimigos ficam mais perigosos durante a noite. Cidades podem ser visitadas para compra de armaduras, recuperar energia e realizar missões secundárias.



E você, tem sugestões? Deixe aqui nos comentários! :)


Por  Rodrigo Russano Dias


1 comentários:

  1. Flyng Dtagon ja joguei tem o Powerso suzako o Shouryu o Robo no hana o Hayato ja joguei e o principal Ryuhi

    ResponderExcluir