8 de out. de 2013

POR QUE O FINAL DE DEXTER NÃO AGRADOU?




Quase três milhões de pessoas lamentaram Dexter. Mas, não foi pelo fim da série e sim porque o último episódio desapontou. Até ontem evitei ler sobre o assunto, queria formar a minha opinião e estava fugindo de spoilers, que já vou avisando, vai ter em baldes neste post. Só depois que terminei de assistir o grande final, entendi porque foi tão criticado.

Acho que tirando House e os Sopranos, poucas séries conseguiram terminar com chave de ouro. Pelas últimas temporadas dava para saber que Dexter não seria uma delas. Quando fiquei sabendo que esta seria a derradeira, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi que iriam matá-lo. Mesmo porque ia ser meio estranho vê-lo velhinho com netos ou, pior, vivendo feliz para sempre com a viúva negra. 



[SPOILER 1] Quando ele leva Debra no barco para o meio do olho do furacão, parecia mesmo que seria seu fim e, melhor ainda, de forma poética. Mas, o episódio continuou. 

A Folha publicou (dando, aliás, uma informação incorreta sobre o final) no dia 22 do mês passado, que a série "chega ao último episódio em clima de já vai tarde". Verdade, acho que se tivesse terminado umas duas temporadas atrás, teria saído na frente. A sexta até começou bem com a participação de Edward James Olmos. Só que ao invés de ser o antagonista como foi John Lithgow, foi desastrosamente colocado como coadjuvante de Colin Hanks (Travis). Tropeço atrás de tropeço, termina bem com Debra pegando Dexter no pulo e matando LaGuerta. Como isso ia se desenrolar? Assim foi que fiquei aguardando a sétima temporada.

Isso aconteceu depois que Debra pegou Dexter no pulo


As conversas imaginárias com Harry sempre tiveram como pergunta central "sou ou não sou humano?" Tanto questionamento para se apaixonar por uma psicopata? E para piorar só mais um pouquinho, Hannah magicamente deixa de ter tendências homicidas. 

Nesta cena Dexter diz a Hannah que não quer ficar nem um dia sem vê-la


Mas, nem tudo foi um fracasso. Verdade seja dita, Dexter é como pizza, mesmo ruim ainda é bom. Além do mais, tínhamos as doces lembranças de temporadas passadas como a morte de Rita, o romance express com Lumen, o irmão mais ovelha negra do que ele, LaGuerta sempre na cola dele, Miguel, o Promotor de Justiça que pegou o gosto de matar e, meu predileto (talvez porque tivesse matado a Rita), Arthur Mitchell (Trinity Killer). 

[SPOILER 2] Suponho que o fim da série havia sido declarado bem antes disso, com o nascimento de Harrison. Bebê está sempre na moda, mas isso foi um tantinho desesperado. Depois não sabiam mais o que fazer com o pobre do garoto na série. Deram um fim nessa estória quando Dexter entrega o menino para a envenenadora de maridos que fugiu para a Argentina. Aliás, achei interessante que ela tivesse uma seringa de tranquilizante para cavalos na mesma mochila em que carregava o chazinho de Harrison. 

Hannah e Harrison vivendo felizes para sempre na Argentina


[SPOILER 3] Esta última temporada teve seus momentos de glória. Não esperava o suicídio a deux que Debra quis forçar. Teria sido um fim bem com a cara da série, bizarro com um leve toque de humor. Também foram engraçadas as cenas com o recém-pós-adolescente estagiário de psicopatas anônimos. Mas, o meu favorito foi o jantar da Dra. Vogel com os três sociopatas. 

Dexter e seu protégé 


[SPOILER 4] Debra foi uma irmã como nenhuma. Mais uma vez salvou a série com um drama mais interessante do que o do próprio Dexter. E não foi só, teve a presença de espírito de se despedir na boa do irmão, abriu caminho para a cunhada que passou a temporada anterior inteira odiando, deu o seu perdão, se despediu de novo e morreu. Bravo! 

A última pessoa que Dexter mata é a própria irmã


[SPOILER 5] A introdução de novos personagens nesta temporada foi sem expressão. O talento de Charlotte Rampling (Dr. Evelyn Vogel) foi mais do que desperdiçado e sabe-se lá o que Sean Patrick Flanery (Elway) estava fazendo além de dar em cima de Debra de vez em quando. Masuka ser surpreendido por uma filha (resultado de uma doação de esperma) streaper foi um final melhor do que esperava, mesmo porque não esperava final algum para ele. 

Dra. Evelyn Vogel tentado convencer Dexter a não matar seu filho


[SPOILER 6] Falando em pingar todos os is, Quinn terminou chorando e Batista continuou como chefe/restauranteur e boa praça? Que triste. O que achei pior foi que os produtores simplesmente ignoraram a caixa de lâminas de sangue. Além de uma olhada que Dexter deu de soslaio em direção ao ar condicionado, não se falou mais nisso. 

Onde foi parar a caixa?


[SPOILER FINAL] E quanto ao Dexter? Juro que não entendi como e porquê sobreviveu. E pior, foi ser um transportador de madeira? Morar sozinho em uma cabana? Senhor!!

E foi assim que se despediu


O público é impiedoso (nesse ponto sou solidária aos produtores) e é muito fácil nos decepcionar. Todo mundo tinha na cabeça um final, mas queria ser surpreendido mesmo assim. Um fim digno de Dexter seria, na minha opinião, ele ter morrido por conta de algo trivial como um acidente de carro a caminho do aeroporto. Irônico e ao mesmo tempo plausível. Um final engraçado seria ele ter finalmente se livrado do Dark Passenger só para encontrar um monte de gatos mortos debaixo da cama de Harrison (podia até ser na Argentina). Um mais sombrio seria ter morrido nas mãos do fiho da Dra. Vogel, cortado em pedaços, embalado em sacos de lixo e jogado no mar. Consigo até imaginar a última cena: um saco preto descendo lentamente na água turva e caindo em cima de um monte de outros. Tudo, menos um lenhador com camisa de flanela no meio do nada. 

Por  Sofia Pietro


7 comentários:

  1. Ele jogou fora a caixa de laminas, voce não viu? e a cena que ele ta vendendo a lancha e diz para o comprador que tem botes salva vidas na embarcação não foi á toa. Pensa ae.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele joga a caixa de lâminas e o final dá o tom de que ele foi "curado". Mas, isso foi redundante já que nos últimos episódios isso fica bem claro. O que entendo ter sido desnecessário foi a cena final dele sentado deprimido vivendo a vida de um estivador. ;)

      Excluir
  2. ele deveria ter matado Saxon,e enquanto ia ao mar jogar o corpo ter sido pego pela tempestade,assim a Deb ainda estaria viva e Harrison não teria que morar com uma envenenadora estranha.

    ResponderExcluir
  3. As lâminas não apareceram simplesmente pq o Dexter já tinha queimado elas juntamente com o corpo daquele cara lá q trabalhava no cemitério. E eu prefiro o cara de flanela do q se o Dexter tivesse sido morto pelo nojento do Saxon, isso eu não aceitaria, a propósito eu adorei a cena em q o Dexter enterra a caneta no pescoço dele hahah. ;)

    ResponderExcluir