6 de nov. de 2013

O LADO SOMBRIO DE METRO 2033: ENTENDA O QUE SÃO OS FENÔMENOS DE ESP QUE APARECEM NO JOGO



Se você mora em São Paulo ou já teve a oportunidade de andar de metrô, está ciente de como esse meio de transporte subterrâneo funciona. Assim como já deve ter prestado atenção nos túneis escuros que ligam uma estacão à outra. Certamente nos sentimos seguros porque muitas pessoas estão no mesmo vagão e por isso nos preocupamos com outros problemas. Porém, pessoalmente, já presenciei o medo de alguns quando a composicional em que estávamos quebrou no meio do túnel. Pensando nisso, decidi reunir alguns do fatos mais intrigantes que podemos ver em Metro 2033.


Fenômenos de Extrasensory Perception (ESP)

Estas são as famosas cartas utilizadas nos experimentos de ESP que tratam de leitura da mente

Olhe à sua volta e veja os objetos que se então ao seu redor. Agora imagine que você possua sentidos fora do comum e consiga perceber o que outras pessoas não conseguem. Ao olhar a sala novamente, coisas a mais devem aparecer, tais como: globos de luz, objetos comuns, objetos bizarros, pessoas, sons e sensações. Então pode-se concluir uma dessas duas coisas: (1) os fenômenos são reais e devido a sua capacidade superior você pôde vivenciá-los; (2) você está ficando louco.

Este é o seu pesadelo e nele temos um Dark One

Diferentemente de qualquer outro fenômeno sobrenatural, o ESP faz parte da ciência, pois já se comprovou a existência de tal capacidade em experiências específicas. Porém, o cérebro humano é fraco demais para poder exercer tal percepção, logo, esta é uma da característica que poucas pessoas manifestam. 

São considerados fenômenos de ESP: leitura da mente, premonição, efeitos de poltergeist, telequinesia e outros efeitos causados pela atividade cerebral. 

A explicação dada pela ciência consiste no fato de o cérebro humano emitir e receber ondas eletromagnéticas que podem afetar o ambiente externo em certo grau, assim como receber informações. Portanto, vivenciar um fenômeno nada mais é do que ser capaz de receber determinada informação e processá-la em sua cabeça.  

A União Soviética desenvolveu muitas experiências nesta área durante as décadas de 1960 e 1970, o que influenciou a recorrência da ESP em Metro 2033. 

No jogo há muito sofrimento e atitudes extremas na tentativa da sobrevivência humana. Tais eventos criam grande ressonância mental e energética que potencializam todos os fenômenos de ESP.

O sentido aranha também pode ser considerado ESP.

O jogador vivencia vários acontecimentos relacionados entre si. Primeiramente existem seres intitulados "Dark Ones", que são capazes de se comunicar telepaticamente com Artyon, o personagem que o jogador controla. Durante toda a história, a mente do jogador é invadida e em alguns momentos alucinações ocorrem, o que torna difícil identificar se são reais ou não.

Além disso, existem locais específicos em que alguns "fantasmas" aparecem. Claro que na verdade são fenômenos de ESP mistos com poltergeist, que vivem os seus últimos momentos de vida repetidamente, isto é, todos os dias no mesmo horário e local é possível contemplar os momentos finais destes indivíduos. 

Se você encostar no poltergeist já era! É morte instantânea
     
E por último, existem as anomalias que são grandes globos de luz e eletricidade que viajam pelos túneis do metrô. Tais bolas lançam raios em todos os seres vivos que se mexem, portanto Artyon deve permanecer parado até que as anomalias vão embora. Não existe uma explicação que defina a origem e função delas, só se sabe que elas gostam de locais com grande quantidade de energia elétrica e grandes concentrações de seres vivos.

Apesar de os mutantes e os seres humanos terem medo das anomalias, elas são fenômenos inofensivos

Existem muitos jogos e filmes que abordam o ESP como fenômeno recorrente. Outros casos famosos aparecem na série Metal Gear Solid. Psycho Mantis é um ser humano capaz de controlar diversas funções cognitivas de seus inimigos além de alterar o estado de percepção deles. Outro caso transparece em Metal Gear Portable Ops, no qual temos uma personagem com fortes poderes de ESP. Neste caso, trata-se de telequinesia que consiste na capacidade de mover objetos com a mente. Por fim, espero um dia poder desenvolver algum sentido especial, deve ser bacana ter poderes que os outros não têm.

Por  Felipe Atkocius





1 comentários:

  1. Um adendo: Não existem provas científicas de ESP. Você pode procurar em qualquer base de dados séria e verificar isso. Os artigos publicados que alegam a existência são poucos e possuem erros metodológicos perceptíveis (non pun intended ;) )

    ResponderExcluir