1 de dez. de 2013

COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ENTENDER GEARS OF WAR




Gears of War é uma das franquias de mais sucesso da Microsoft. Quem não conhece deve ter pelo menos ouvido falar. O quarto e mais recente título lançado neste ano, GOW Judgement, foi bem recebido pelos críticos (nota 9 pela IGN) e pelos gamers. Como todo jogo de qualidade, a narrativa é uma das coisas mais importantes e se der espaço para interpretações, ainda melhor.  

GOW: Judgement se passa logo depois do E-Day

A Epic Games desenvolveu o primeiro Gears of War em 2006 para Xbox 360. Esse jogo de tiro na terceira pessoa fez tanto sucesso que até se cogitou em adaptá-lo para o cinema. Embora o projeto esteja na gaveta desde 2007, outras midias como livros e comics foram lançados nos anos seguintes. 

Marcus Fenix lidera o Delta Squad

A estória gira em torno da tentativa dos humanos de erradicar um parasita e o jogador controla Marcus Fenix que faz parte do esquadrão Delta, último recurso para garantir a sobrevivência da raça humana. Mas, o enredo de Gears of War é mais complexo do que isso e deixa muitas perguntas cujas respostas, segundo a Epic, estão espalhadas pelos jogos. Vão aí alguns pontos controversos que se prestarmos atenção, esclarecem dúvidas de muitos jogadores. 


O planeta Sera é o futuro do planeta Terra?

Sera tem água, atmosfera e é tão poluído quanto a Terra, mas não é a Terra

O jogo se passa em um planeta com características parecidas às da Terra, exceto pela vida subterrânea, um dia de 26 horas e algumas diferenças em desastres naturais como a chuva de gelo. Mas, não se trata do Planeta Terra que sofreu alterações, embora muitos achem que as ilhas de Sera sejam indicação dos efeitos do aquecimento global. Os criadores garantem que as semelhanças são pura coincidência. 


E-Day marca o julgamento final?

Se parece com o apocalipse, então só pode ser o dia do julgamento final

O Emergence Day marcou a devastação da população por uma raça até então desconhecida (Locust). Os humanos já passavam por guerras pela dominação da única fonte de energia que havia sobrado, depois de terem esgotado com o petróleo e a nuclear. O E-Day acontece depois da mais longa guerra entre coalisões do planeta, COG e UIR (Union of Independent Republics), conhecida como Pendulum War. É uma crítica à maneira como utilizamos os recursos naturais, e no jogo, o preço disso é uma espécie de epidemia que sai fora do controle. Se a extinção dos humanos parece iminente, então é o julgamento final.


O que é o IMULSION?

O Imulsion brilha como radiação

Descoberto 80 anos antes do E-Day, suas propriedades como fonte de energia foram identificadas depois que a Dra. Helen Cooper aperfeiçoou o seu processamento.  A partir daí tornou-se objeto de disputas que provocam as guerras Pendulum. Mais tarde, descobre-se que é um organismo, um parasita que acaba infectando todas as formas de vida, eventualmente matando o hospedeiro. O personagem Adam Fenix deixa uma mensagem em Gears of War 3 que explica que o Imulsion sai dos parâmetros do que os humanos consideravam ser a vida. Suas características e ciclo de vida são similares ao fungo cujo corpo é dividido em micélio e o de frutificação, reproduzindo por meio de esporos que no caso do Imulsion são vapores. 


Quem são os Locust?

Muitos dizem que os Locust têm características de répteis

A principal ameaça são os Locust, uma raça que habita o subterrâneo de Sera, conhecido como Hollow. Seu único objetivo é aniquilar a raça humana, embora nem sempre tenha sido assim. Descobre-se que Adam Felix (pai de Marcus) trabalhava com eles para combater os Lambent antes do E-Day. 

Os Locust surgiram dos humanos que foram isolados depois que o centro de pesquisa New Hope foi abandonado. A contaminação pelo Imulsion desencadeou mutações que provavelmente deram origem aos primeiros Locust. 


Os Lambent são os Locust infectados?

Se os Locust são assustadores, espere até enfrentar os Lambent

Basicamente são Locust infectados pelo Imulsion, mas também são o resultado de mutações de todos os seres vivos expostos que permaneceram nos túneis subterrâneos do planeta até o E-Day. Importante observar que todos os Locust são potenciais Lambent porque todos são portadores de uma célula que é ativada ao ser exposta ao Imulsion.

Elain Fenix acredita que os contos que descreviam os monstros de seis membros que ficavam embaixo da cama das crianças, na verdade se referiam aos Lambent vivendo no subterrâneo.  


Quem é Myrrah?

Myrrah não se parece em nada com um Locust

Em primeiro lugar é humana e não uma Locust, já que sai ilesa de uma exposição ao Imulsion. Como mencionado antes, se tivesse a célula presente em todos os Locust, certamente teria sido morrido. Pelo mesmo motivo, as especulações de que é na verdade Ruth caem por terra. As características físicas de Ruth indicam que ela estava se transformando em Sire ou Locust, portanto é uma personagem diferente de Myrrah. 

Apesar de ser a Rainha dos Locust, ela é descedente de um dos cientistas que trabalhava no centro de pesquisa New Hope que, entre outras coisas, descobre como gerar um Locust. Seu conhecimento de como gerar um prova isso. 

Se algum aspecto da estória ficou de fora, comentem porque sua contribuição é muito importante para nós. 


Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário