9 de dez. de 2013

INGLÊS GANHA XBOX ONE DEPOIS DE SER ENGANADO NO EBAY



Fraudes e esquemas na internet preocupam qualquer um que faça compras online. Sites escusos acumulam armadilhas que totalizam milhões de dólares no mundo inteiro. Mas, mesmo tomando todas as precauções, ninguém está imune a pilantragens. É o que aconteceu com o inglês Peter Clatworthy.

Note a qualidade da foto trás da qual estava escrito: Obrigado pela preferência

O estudante de 19 anos pagou mais de U$700 por um Xbox One no dia 28 de novembro para um vendedor no eBay e no lugar recebeu em 2 de dezembro, uma foto do console que era para ser presente de Natal para o seu filho. Embora a palavra foto tenha sido usada na descrição do produto, a intenção de enganar o comprador foi considerada explícita pelo site de compras em virtude do valor pedido. Depois de denunciar a fraude, o único resultado que obteve na ocasião foi o banimento do titular da conta. 


Mesmo com a palavra foto, o vendedor é fraudulento

A história de Peter se espalhou rapidamente pela internet, um milhão de visualizações em 24 horas em apenas um dos sites que publicou a notícia. Indignado, contou o que havia acontecido mostrando a foto que o vendedor (ainda não encontrado) mandara. Para a sua surpresa, não só recebeu o valor integral garantido pela PayPal como também ganhou um Xbox da varejista CeX, que só no Reino Unido tem mais de 220 lojas e 130 franqueadas. 

Note que o vendedor tem uma avaliação alta no site


David Draycott, proprietário da loja CeX em Nottingham, presenteou Peter no Sábado passado dizendo que sabia que fraudes eram comuns na internet, mas nunca havia visto uma como aquela. Depois de perguntado o porquê do gesto, principalmente diante da enorme procura dos consoles para o Natal, Draycott respondeu: "Nós como uma empresa, procuramos sempre fazer o bem". 

A notícia também repercutiu nas redes sociais onde outras vítimas de estelionato na internet se manifestaram. A maioria, segundo uma pesquisa feita com usuários do eBay, não denunciam as fraudes, seja por vergonha ou por não acreditarem que suas reclamações teriam resultado. 

Em um mundo ideal, vendas online seriam mais monitoradas e pilantras não teriam espaço. Mas, como sem o mal não há o bem, em época de confraternização, o final dessa história acabou virando um conto de Natal. 

Por Tsu  Matsubara


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