17 de dez. de 2013

XBOX ONE, PLAYSTATION 4 E WII U: A PIOR BRIGA É ENTRE OS FÃS


As fabricantes disputam a preferência do consumidor mostrando que seus consoles são de última geração não só pela tecnologia, mas também design e jogos exclusivos. A competitividade está no preço, apesar da diferença gigantesca entre o PlayStation 4 e o Xbox One neste quesito. Mas, disputar o mercado é só uma briga de marketing, distribuição e qualidade. Já os fãs da Microsoft, Sony e Nintendo levam a contenda como torcedores de times de futebol, um pouco além do que deveriam. 

Por isso, achei pertinente publicar um texto de um de nossos leitores que fala exatamente sobre isso. Rossano [Marcelo] Szczepanski diz:


Xbox One vs. Playstation 4 vs. Wii U: Qual é o melhor?



Curto, direto e reto: Nenhum deles.

Assim como qualquer outro produto, a comparação entre os principais consoles da nova geração é inevitável. É notável que, por muitas vezes, mesmo as mais ínfimas divergências de opinião a respeito de ambos acabam por se transformar em verdadeiras batalhas de argumentos, onde o resultado final dessa guerra é sempre o mesmo: Ninguém tem razão.

Para dar início ao raciocínio que irei desenvolver aqui, me obrigo a mencionar um fato pra lá de constatado, que é de suma importância para dar continuidade na pauta desta discussão:  cada indivíduo é fruto do meio em que vive, portanto, tem o seu ponto de vista determinado de acordo com as experiências vividas durante a sua existência como um integrante da sociedade.

Você agora deve estar se perguntando: O que a experiência de vida do ser humano tem a ver com o conteúdo do post?

Para responder a essa pergunta, eu partirei do seguinte princípio: se todos nós somos hoje apenas o resultado das experiências vividas desde que nascemos, então, é perfeitamente natural que cada um de nós possua uma determinada predisposição a gostar de algo que já conhecemos ou ainda, algo que tivemos algum tipo de contato.

Complicado? Nem tanto.

Quando alguém perguntar a você, qual é o melhor console da nova geração, tenha a mais absoluta certeza de que 95% da sua resposta será dada com base no gosto pessoal que tem por uma determinada plataforma. Os demais 5% serão embasados em diversos outros itens incluindo: recursos de hardware, serviços disponíveis, jogos exclusivos, preços, quantidade de amigos que têm (ou irá adquirir) o mesmo console, etc.

Porém, apesar das opiniões serem muito pessoais a respeito do assunto (pois se trata de uma questão de preferência), infelizmente há aqueles que esquecem do item mais importante em qualquer divergência amistosa: o respeito.

Assim como religião, política, time de futebol e opção sexual, gosto também não se discute e sim, se respeita. O que cabe a todos nós a partir de agora é entender o ponto de vista do outro e fazer a nossa escolha, com base em nossas próprias conclusões. Tentar convencer alguém de que não está fazendo uma boa escolha, só irá gerar mais conflitos. E, cá entre nós, por que perder tempo discutindo quando podemos todos nos unir em prol da diversão?

Para concluir o raciocínio, lembre-se: não há um melhor ou pior console da nova geração e sim, há aquele que você gosta mais (da mesma forma que aconteceu nas gerações passadas). Se puder ter todos, melhor ainda. Independentemente do caso, a nova geração promete horas e mais horas de diversão garantida em todas as plataformas, seja sozinho, com os amigos ou ainda, com a família.

E agora chega desse assunto. Peguem seus controles, apertem start e vamos jogar pois o que interessa agora, é a diversão. Bom jogo a todos e fim de papo.



por Rossano [Marcelo] Szczepanski


1 comentários:

  1. isso é verdade, mas mesmo tendo todos, eu sempre odeio os videogames da microsoft, estranho que sempre são os mais fracos de hardware, nao tem exclusivos bons, queimam com facilidade...será que isso acontece por que eu nao gosto dos lixos da microsoft ou eu nao gosto dos VG lixos da microsoft justamente por que acontece isso??

    ResponderExcluir