Jogos indoor não precisam ser só video games. Os tradicionais tabuleiros ou de cartas são boas maneiras de usar o tempo com a família de forma saudável e divertida. Antigamente os jogos eram mais simples, mas nem por isso deixavam de desafiar a inteligência e a destreza dos participantes.
1. África - Senet
Este jogo de tabuleiro foi criado em 1295 B.C. Tumbas egípsias descobertas mostram desenhos da rainha Nefertari jogando Senet. O tabuleiro consiste em 30 espaços divididos em três colunas. As regras eram passadas de boca em boca, por isso foram deduzidas por historiadores ao longo do tempo. Cada jogador têm cinco peões que se movimentam pelos espaços numerados. Quatro palitos com um lado preto e outro branco decidem o quanto o jogador movimenta os peões. Alguns espaços contém símbolos que ditam o que o participante deve fazer. Ainda é possível encontrar o jogo em varejistas ou até mesmo versões online.
2. Mongólia - Multicolored Turtle
Utiliza 81 (ou 108 dependendo da dificuldade do jogo) ossos de tornozelo de ovelhas. A quantidade de peças representa os números de sorte e fortuna no Budismo. Os ossos são colocados de forma a representar uma tartaruga que é uma figura iconográfica da Mongólia. Os jogadores lançam um dado que determina quantos ossos podem tirar. Quem tiver o maior número de ossos ganha.
3. Japão - Hanafuda
Um dos jogos de cartas mais antigos do Japão e o preferido do fundador da Nintendo, o Hanafuda consiste em cartas de figuras que formam conjuntos. Utilizando o princípio do pôquer, as combinações variam e têm valores diferentes. Veja aqui mais detalhes e como jogar.
4. México - Juego de Loteria
Criado em 1887 por Don Clemente Jacques, ainda é bastante popular no México e algumas partes dos Estados Unidos. A idéia é similar ao bingo, mas ao invés de bolinhas numeradas, os mexicanos utilizam 80 cartas coloridas. As cartelas têm imagens correspondentes às das cartas. Antigamente pedrinhas, feijões ou moedas eram usadas para marcar as figuras sorteadas que não são simplesmente anunciadas, mas sim deduzidas conforme as dicas dadas pelo jogador.
5. Alasca - Inukat (Quebra-cabeças ou Pescaria com ossos)
41 ossos de animais que variam de focas a pássaros (em alguns foram encontrádos ossos de urso polar) que vêm dentro de um saquinho de couro de caribu. Existem duas maneiras de jogar Inukat: pescaria ou quebra-cabeças. No primeiro o jogador utiliza um barbante amarrado em forma de laço para pegar ossos de dentro do saco que fica de ponta cabeça. No estilo quebra-cabeças, os participantes devem utilizar os ossos para formar uma pata de foca. Alguns ossos do saco não podem ser usados para aumentar a dificuldade do jogo. Quem montar a pata primeiro é o vencedor.
6. Índia - Langa Katta
Tratava-se de jogo de azar muito popular nos vilarejos da Índia. Utilizando um tabuleiro quadrado dividido em quatro com figuras ou naipes diferentes. Jogando três dados que têm as mesmas imagens representadas no tabuleiro, o vencedor é aquele que apostou na figura mostrada nos dados.
7. Nova Zelândia - Cathedral
Utilizando um tabuleiro de madeira 10x10 com uma borda que representa uma cidade medieval cercada, os jogadores (dois) devem posicionar as 29 peças do jogo, cada qual representando um tipo de construção (casa, abadia, quartel, etc). A catedral é posicionada no centro do tabuleiro e o objetivo é dominar a cidade posicionando o maior número de construções.
8. Coréia - Yut Nori
Este é o jogo mais tradicional da Coréia e já existe há mais de um século. As peças são quatro palitos de madeira achatados de um lado e do outro com caracteres, um tabuleiro e oito peças distribuídas igualmente para quatro jogadores. A idéia é percorrer o tabuleiro para retornar ao início. As peças ditam quantos espaços o jogador pode andar.
9. Inglaterra - Nine Men's Morris
Este jogo foi inventado em 1440 b.c. Dois oponentes recebem nove peças de cores diferentes que devem colocar nos círculos do tabuleiro. Depois começam a movimentá-las para formar trios sem que possam retornar aos espaços anteriormente ocupados. Quando um trio é formado, o jogador pode tirar uma peça do outro do tabuleiro. O objetivo é formar o maior número de trios possíveis.
10. Escócia - Hnefatafl
Este jogo era muito popular entre os vikings. Utilizando um tabuleiro e peças similares às do xadrez, o objetivo do jogador é levar o rei do centro do tabuleiro para as bordas enquanto seu opositor faz manobras para capturar seu rei. Alguns acreditam que o xadrez foi baseado no Tafl. Ainda há campeonatos no arquipélago de Shetland.
De uma maneira ou outra, todos os jogos modernos se originaram desses. Os video games não vão subsitituir os jogos de cartas e tabuleiro, pelo menos não todos. Nada mais legal do que jogar War.
Por Tsu Matsubara
Com certeza os videogames não substituirão os jogos de cartas e tabuleiros. São experiencias diferentes!
ResponderExcluirPor favor, alguém poderia me dar dicas de sites ou ojas onde eu poderia adquiri alguns destes jogos tradicionais? Muito obrigada!
ResponderExcluirAlguém poderia, por favor, me dar dicas de sites ou lojas físicas onde eu poderia adquirir esse jogos tradicionais? Muito obrigada!
ResponderExcluir