13 de fev. de 2014

ENTENDA O ALVOROÇO DO JOGO FLAPPY BIRD




Flappy Bird para cá, Flappy Bird para lá. Conhecia o jogo, mas não tinha idéia de quanta confusão e notícia iria render. Decidi pesquisar e ver o porquê de tanto alvoroço.


O QUE É



Um aplicativo para Android e iOS no qual o objetivo é manter um passarinho voando. O jogador fica batendo na tela com o dedo para controlar o vôo da criatura e passar entre os canos sem cair. Simples assim.


CRIADOR



Flappy Bird foi criado em maio de 2013 pelo Vietnamita Dong Nguyen de 28 anos, da independente .Gears Studios sediada em Hanoi. Nguyen estudou na Universidade de Tecnologia de Hanoi e criou outros jogos como Ninjas Assault e Shuriken Block pela mesma empresa.


FEBRE



O aplicativo ficou em primeiro lugar em janeiro de 2014 e chegou a render 50 mil dólares por dia com propagandas. Apesar da jogabilidade simples e gráficos 2D de 8 bit, Flappy Bird tinha um grau de dificuldade alto que acabava viciando. Uma avaliação do aplicativo no Android dizia: "Ele [o jogo] consome seus pensamentos e desejos. Você continua jogando e jogando porque sente que vai melhorar."


ACUSAÇÕES



Fraude no Ranking

Logo depois que chegou ao primeiro lugar na App Store, alegações de que os desenvolvedores estavam usando bots (contas falsas que simulam downloads, estatística e avaliações) começaram a aparecer na internet. Segundo Michael Siverwood da Tamdem Capital (empresa especializada em serviços de otimização da indústria de dispositivos móveis da Silicon Valley), o ranking de aplicativos (sem injeção de marketing) é definido pelo número de downloads, tempo utilizado e avaliações. Flappy Birds foi do zero a milhares de downloads em dezembro do ano passado e de 400 avaliações por dia para mais de 600 por hora. Para quantificar o que isso significa, compara o número total de avaliações (400 mil) de Candy Crush em um ano e meio e o de Flappy Bird (700 mil) em apenas um mês. 

Plágio



Embora nem a Nintendo e nem a independente francesa Zanorg tenham entrado com ações contra Nguyen, usuários e blogueiros ficaram indignados com as semelhanças entre Flappy Bird e o jogo Piou Piou. Kek (desenvolvedor da Zanorg) disse que prefere usar o tempo e o dinheiro que gastaria com um processo judiciário, desenvolvendo outros games. Os boatos de que a Nintendo estava pronta para processar Nguyen foram negados pelo porta voz da empresa Yasuhiro Minagawa.


POR QUE FOI REMOVIDO


A coisa foi virando uma bola de neve e em poucos meses Nguyen estava sendo acusado de fraude, plágio e até de ter criado um produto viciante. A pressão do sucesso e tudo o que vem com ele foi demais para ele. Em entrevista para a Forbes, disse: "Flappy Bird era para ser um jogo rápido para o tempo livre. Mas, acabou se tornando viciante e isso virou um problema. Melhor remover o aplicativo para sempre." Também disse não conseguia dormir e que queria a tranquilidade que costumava ter na vida. 


EFEITOS COLATERAIS



Além da infusão de reclamações, protestos e acusações, a consequência mais absurda está sendo a procura por celulares com o aplicativo instalado. Tem gente que pagou mais de mil dólares por um celular só porque hoje é considerado jogo "raro". 


E AGORA?



Flappy Bird foi embora tão rapidamente quanto veio. Mas, como a vida continua, já apareceram muitas alternativas para quem gostava do jogo. É só entrar na App Store para ver Flappy Dragons, Ducks, Dogs, Fish, ao gosto do freguês.


Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário