No final do ano passado, a grande novidade em smartphones foi o YotaPhone, um telefone com duas telas da YotaDevices, fabricante russa de aparelhos celulares, modems e roteadores. A primeira versão, porém, deixou muito a desejar na funcionalidade e manuseio.
Menos de um ano depois, a empresa apresenta o protótipo da próxima geração do YotaPhone no Congresso Mundial de Telefonia Móvel de 2014 em Barcelona, que começou no dia 24 de fevereiro. A nova versão veio melhorada e mais bonita.
![]() |
144 X 69.5mm x 8.9 mm (140g)
|
O YotaPhone tem uma tela convencional AMOLE de 5" Full HD que funciona como qualquer celular, e um display EPD (E-ink Panel Display) preto e branco um pouco menor (4.7") que fica constantemente aceso. Diferentemente da versão anterior, permite acessar as funções do telefone e outros aplicativos com apenas um toque.
Mas, para quê esta segunda tela? A principal funcionalidade é poder ver e responder mensagens e notificações sem ter que destravar o celular. Além disso, por ser monocromática, economiza energia ao mesmo tempo em que te mantém discretamente conectado. Não tem nada mais chato do que alguém que fica checando o celular enquanto fala com você.
![]() |
Fonte: Extreme Tech em http://www.extremetech.com/extreme/177355-yotaphone-2-hands-on-no-dual-oled-and-e-ink-displays-on-a-smartphone-is-not-as-awesome-as-it-sounds |
Na versão mais nova é possível fazer e receber ligações, navegar na internet, responder a emails e torpedos, trabalhar com calendário e listas, postar em redes sociais e usar como leitor de texto interativo.
A empresa também fez um upgrade no design que está mais fino e arredondado. Uma característica da tela é particularmente útil para os países mais frios porque é sensível ao toque de luvas e funciona mesmo que esteja levemente úmida.
![]() |
Esta é a versão disponível no mercado hoje. Note que é mais espessa, com tela menor e mais retangular |
Um dos fatores que poderá se tornar decisivo na hora da compra é a duração da bateria. Segundo a fabricante, deve durar 50 horas e quando estiver acabando, basta que o usuário mude para o EPD para extender seu uso.
Por se tratar de tecnologia nova, não há muitos aplicativos além de organizadores, mapas, papéis de parede, segurança e jogos simples como xadrez. Mas, a empresa vai disponibilizar a tecnologia para diminuir o custo para as desenvolvedoras.
O YotaPhone 2 (ainda não tem nome) será comercializado primeiramente na Rússia, Europa e Oriente Médio para depois ser lançado na China e nos Estados Unidos. O preço estimado é de U$615.
Por Tsu Matsubara
0 comentários:
Postar um comentário