Se você é fã da série, vai gostar muito deste RPG que tem a Ubisoft como produtora e versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Os dois últimos video games, Let's Go Tower Defense Play e Tenorman's Revenge, haviam sido produzidos pela Microsoft e só estavam disponíveis no Xbox Live Arcade. South Park: Stick of Truth é o melhor até agora, divertido, bonito e com um gameplay surpreedentemente bom.
Enredo
![]() |
Tudo começa com Cartman, como sempre |
Butter, Clyde, Kenny, você e outros personagens participam de uma brincadeira no quintal de Cartman. Ele é o rei dos humanos que precisam recuperar o cajado da verdade (Stick of Truth) roubado pelos monstros e elfos que são os moleques da vizinhança. Você é o garoto que acabou de se mudar e vai participar da brincadeira para fazer novos amigos. Você até escolhe seu nome, mas é chamado de douchebag (babaca).
Jogabilidade
Um RPG (Role Playing Game) no estilo japonês de Final Fantasy. Você começa customizando seu personagem e com mini missões como tutoriais. Depois você pode escolher entre ser um fighter (guerreiro), mage (mago), thief (ladrão) e jew (judeu). Escolha bem porque não há como mudar depois que o jogo começa.
![]() |
O home do menu é como uma página do Facebook, com mensagens e grupo de amigos |
No menu você vê acessa as missões, habilidades, inventário, itens de coleção e amigos. O mapa é extenso e fácil de navegar. Os lugares vão sendo desbloqueados conforme você vai passando de nível, mas alguns estarão abertos logo no início. Há também missões opcionais hilários como "Encontre Jesus".
![]() |
Você tem ajuda de um personagem durante o jogo |
Os combates funcionam em turnos e acumulam experiência e habilidades no estilo JRPG. As missões principais são claras e curtas, fazendo do jogo uma maneira de relaxar e se divertir. O inventário é fácil de acessar e visualizar. Além de espadas, arcos e flechas, martelos e tacos de baseball, tem remédios, chaves e como não podia faltar, cocô.
![]() |
A clínica estética tem David Dusseldorf como garoto propaganda |
A exploração é uma das coisas mais divertidas do game. Abrir gavetas, entrar nas casas e interagir com os NPCs te fazem sentir que está participando de um episódio da série com direito a zoações e xingamentos. Este é um dos aspectos que os desenvolvedores souberam aproveitar do perfil que fez de South Park um dos programas de mais sucesso da TV.
Não há multiplayer e não dá para jogar online, mas isso não tira nem um pouco da experiência do jogo.
Gráficos
![]() |
South Park na TV (esquerda) e South Park: Stick of Truth |
São infinitamente melhores do que os títulos anteriores, não só por causa da qualidade, mas por se manterem fiéis ao desenho da série em toda a sua glória 2D. E essa era uma condição imposta à Obsidian Entertainment (desenvolvedora) e aos designers Matt MacLean e Charles Staples. Isso e o fato de terem usado os mesmos dubladores, fazem com que o game seja bem diferente de outros baseados em programas de TV.
Humor
Todos os ingredientes que fazem o sucesso de South Park estão presentes no jogo. Vulgaridades como ir ao banheiro fazer cocô, passar por uma colonoscopia nas mãos de alienígenas (censurado na Europa) e palavrões não faltam. O politicamente incorreto também não podia faltar. Um dos poderes que você (tem escolher ser judeu no início do jogo) é invocar as 12 pragas do Egito. Piadas racistas e preconceituosas te fazem rir durante todo o game.
South Park: Stick of Truth recebeu 86 do Metacritic e 9.5 na IGN. Não é indicado para menores de 16 anos e pelo conteúdo inapropriado, sugiro que os moralmente rígidos fiquem longe do jogo. E, senhores pais, não é porque é um jogo de video game com desenhos simples que dá para o seu filho jogar. Se não gosta da série de TV, não vai gostar do jogo. Simples assim.
Por Tsu Matsubara
0 comentários:
Postar um comentário