![]() |
Antes de começar a falar mais do jogo, muitos levantarão a pergunta: "mas por que estão falando tanto sobre Titanfall?" Simples: o título é produzido pela Respawn, que conta com profissionais que trabalharam no fantástico Call of Duty 4: Modern Warfare, simplesmente o FPS que revolucionou a indústria e deu à série Call of Duty o sucesso estrondoso pelo que é conhecido hoje. Este primeiro jogo, se conseguir conquistar tudo o que promete, deverá ser a nova sensação multiplayer desta geração. Não é a toa que apareceu em nosso post sobre os 10 jogos que você deve ficar de olho em 2014 para Xbox One.
Com o lançamento cada vez mais próximo (11 de Março para PC e Xbox One e um pouco mais tarde para Xbox 360), a EA, que detém os direitos da marca, decidiu realizar um "beta" para testar a performance do jogo e acompanhar o feedback dos jogadores.
Para quem não sabe, Titanfall será um FPS exclusivamente multiplayer, onde os jogadores poderão controlar robôs enormes conhecidos como Titans.
![]() |
Diferentemente da maioria dos títulos do gênero, não haverá campanha offline. Isto, porém, não impedirá o jogo de ter um modo história para vários jogadores. No enredo, muitas gerações da humanidade vivem em uma grande região conhecida como "A Fronteira". Esta região contém muitos sistemas solares conhecidos e não habitados, e muitos outros permanecem um mistério. A maioria das pessoas nunca viajou tão longe da civilização normal. Mas para pioneiros, exploradores, mercenários e soldados, a Fronteira oferece aventuras e oportunidades.
E neste jogo de oportunidades estão duas organizações rivais em um grande conflito. A IMC (Interstellar Manufacturing Corporation) é um império de pesquisa de recursos e tecnologia e grande responsável por materiais de construção dos Titans. De outro lado, os Militia são o braço militar do sistema de defesa da Fronteira. É uma mistura de colonos, bandidos, mercenários e piratas, que se tornam soldados quando surge a necessidade. Cada uma das brigadas é responsável por lutar em uma determinada seção do território da Fronteira. E a Militia tem recursos suficientes para ser um verdadeiro obstáculo às ambições da IMC.
Como dá para ver, Titanfall tem um enredo simples e genérico, mas que deve render um modo interessante de jogo. Infelizmente, só vamos poder conferí-lo na versão final.
Mas, vamos ao que pude jogar. Esta versão contou com 2 mapas: Angel City uma cidade que sofreu com a lei marcial imposta pela IMC, quando grandes muros foram construídos e pontos de inspeção foram criados para dividí-la em pequenos distritos. Os que vivem no Distrito do Porto, entretanto, não podem se mover livremente pela cidade e só podem ver o horizonte de longe. Já Fracture era uma usina de combustível que virou um campo de guerra. Os dois mapas são bem diferentes: enquanto Angel City tem mais prédios e corredores, Fracture é um ambiente mais aberto.
![]() |
Frente a frente com um Titan |
Antes de partir para a batalha, você deve definir como será seu equipamento e o de seu Titan. O piloto, assim como o Titan, possui 3 classes diferentes:
Piloto
- Assault: usa metralhadora (médio alcance), revólver com alto poder de fogo. Arma anti Titan é a lança-granadas magnética.
- Tactical: usa a pistola inteligente, que possui com mira automática; arma anti Titan é o lança-granadas magnético.
- CQB: arma mais forte é a shotgun (popular "12"); arma anti Titan é o lança-foguetes.
Titan
- Atlas: classe intermediária. Sua habilidade especial aumenta seus danos por 15 segundos.
- Ogre: tem a melhor armadura e sua habilidade especial melhora seu escudo por 15 segundos. É lenta demais.
- Stryder: a mais rápida, porém mais fraca. Sua habilidade especial permite esquivas infinitas por 15 segundos.
Em todas as classes você leva uma arma principal, mais forte, uma pistola simples, uma arma anti Titan, granadas e uma habilidade especial. O sistema de evolução é que torna o jogo viciante: à medida que vai ganhando pontos de experiência e níveis, novas configurações são destravadas e com isso ganhamos novas armas, habilidades especiais (como invisibilidade e maior velocidade) e cartas que dão bônus temporários. O beta nos permitiu chegar até o nível 14.
As partidas em Titanfall consistem em disputas de 6 contra 6. Não é nada perto dos mais de 60 jogadores de Battlefield, mas a dinâmica das partidas o fará esquecer dos números. Cada time também ganha os chamados "Minions", que são combatentes controlados pelo computador. Estes, porém, são menos agressivos e não darão muito trabalho.
A ação é rápida e empolgante. Todos os pilotos contam com jetpacks, podem correr por paredes e subir em qualquer prédio. A ação vertical dá nova vida ao gênero. O grande barato fica por conta dos Titans, robôs enormes que podem ser invocados depois de um tempo dentro da partida e que podem ser decisivos para sua vitória.
![]() |
"Vem cá, vamos bater um papo..." |
Três modos de jogo foram disponibilizados. Attrition é como o popular "Combate entre times", onde ganha aquele time que fizer mais pontos, ou que atinja a pontuação determinada dentro do tempo limite de 10 minutos. Cada unidade destruída tem seu valor: Minion vale 1 ponto, Piloto, 4, e Titan, 5. O time derrotado deve, no final, correr para o ponto de extração para fugir na nave de resgate e ainda ter um pouco de dignidade na pontuação. Este momento, porém, é de grande adrenalina pois os adversários vão tentar impedí-lo e mesmo destruir a nave.
Em Hardpoint, os times devem capturar pontos do mapa e mantê-los em sua posse pelo maior tempo possível. Vence o time que atingir 400 pontos no tempo limite, ou o que tiver mais pontos depois do tempo limite. Assim como em Attrition, os perdedores devem correr até o ponto de extração.
Por último temos o Last Titan Standing, onde todos os jogadores começam dentro de seu Titan e com alguns Minions a seu favor. O objetivo é claro: destruir todos os Titans inimigos antes do final da rodada. Uma vez perdido, seu Titan não retorna e você deverá aguardar o início da próxima rodada para jogar novamente. O primeiro time a vencer 4 rodadas será o campeão.
Por fim, o beta de Titanfall foi uma boa amostra do que jogaremos em Março - mais precisamente no dia 11. Mas fica a pergunta: será que um FPS puramente online vai conseguir fazer frente aos peso-pesados Call of Duty e Battlefield? Só o tempo dirá. Desde já, estamos empolgados.
Se ainda nao se convenceu de jogar TitanFall confira nosso video review:
Se ainda nao se convenceu de jogar TitanFall confira nosso video review:
Por Rodrigo Russano Dias
0 comentários:
Postar um comentário