Se você não estava isolado em um abrigo nuclear nos últimos três anos, deve pelo menos ter ouvido falar em Minecraft. Nesse jogo da Mojang na primeira pessoa, o jogador usa elementos da natureza para sobreviver na natureza. Como o mundo é aberto e tudo é em formato de cubo, a criatividade é que dita o que pode ou não ser feito. Foi Minecraft que levou o YouTuber Venon ao primeiro lugar no canal e impulsionou a independente com mais de 33 milhões de usuários. Desde então surgiram algumas variações sobre o mesmo tema. Alguns não foram considerados clones porque fazem um remix com outros jogos. Mas, outros...
FrotressCraft
Jogo da ProjectoGames para Xbox 360. Sobre as acusações de clonagem, o criador, Adam Sawkings diz: "[…] se você quer gráficos sexy, sombras e criatividade, FrotressCraft é o jogo para você. […] Ninguém vai pagar por Minecraft se dá para jogar Total Miner ou FrotressCraft por U$3."
Survivalcraft
Aplicativo da Candy Rufus Games para Android, Windows Phone, Google Play, iOS e Amazon Kindle. Apesar de ter várias texturas como opções, a mais popular é a do Minecraft. Nas app stores já foi um dos mais populares por custar em torno de R$ 8 enquanto Minecraft Pocket Edition está R$ 14,20.
Eden - World Buider
Aplicativo da Kingly Games (empresa oficializada somente em 2013) para celular. Quando foi lançado (2011), a mecânica e os gráficos eram exatamente como o Minecraft, exceto pela ausência do modo sobrevivência.
Crafted
Não é o Crafted de Michael Lowe. Crafted foi um dos primeiros aplicativos lançados e não sobreviveu porque era exatamente como Minecraft.
Sobre os clones, Daniel Kaplan da Mojang diz: "Estou cansado desses clones. Eles não trazem nada de novo para a mesa, o que é muito triste."
Por Tsu Matsubara
0 comentários:
Postar um comentário