15 de abr. de 2014

ENTENDA POR QUE TETRIS É UM SUCESSO QUE DURA TRÊS DÉCADAS



Todo mundo pelo menos já ouviu falar de Tetris, criado pelo russo Alexey Pajitnov em 1984. O jogo completou 30 anos em abril e só como aplicativo pago foi baixado 425 milhões de vezes. Mas, por que, diante de tantos jogos com jogabilidade e gráficos superiores, esse quebra-cabeça continua sendo um sucesso mundial?

Henk Rogers e Alexey Pajitnov
Fonte: Entrevista Joystick 2009

Se a popularidade fosse calcada somente na existência de enredo, complexidade do gameplay e design, jogos como Tetris não teriam mais espaço no mercado. O aumento do uso do celular gerou, só no ano passado, um faturamento de 25 bilhões de dólares, do qual boa fatia veio de aplicativos do mesmo gênero. 

Jogadores usam prédio para jogar Tetris em comemoração dos 30 anos
Fonte: GamesBeat, 2014

Tetris faria (como faz) sucesso mesmo sendo pago, mas a Electronic Arts comprou os direitos do jogo e lançou a versão gratuita conhecida como Tetris Blitz, no mesmo perfil de Bejeweld Blitz. Isso responde a um mercado moderno que não quer e não acha que deve pagar por um aplicativo.

Tetris Blitz

Candy Crush, do mesmo estilo, teve mais de 150 bilhões de downloads e jogos como Spider Solitaire (Paciência) continuam sendo muito populares. De acordo com Henk Rogers, produtor responsável pela chegada de Tetris no ocidente, o ser humano gosta de desafios para organizar o caos. Ordenar as peças para criar harmonia visual tem apelo a todos, independente do sexo e idade. 

Além disso, o fato de se apresentar de forma aleatória estimula o jogador e promove o aprimoramento sem automatização. Um estudo foi realizado pela BMC (Bio Medical Center) comparando a atividade cerebral de quem jogou Tetris por meia hora todos os dias com aqueles que nunca o jogaram. Foi constatado que os primeiros apresentaram melhora na capacidade de memória e velocidade de raciocínio. 


Poucos jogos conseguem manter o sucesso por tanto tempo. Quando foi lançado para o Game Boy, 70 milhões de unidades foram vendidas, mas isso foi naquela época. Ao decidir aumentar o escopo para os dispositivos móveis, Rogers não esperava resultado tão expressivo, que atribui mais à corrente de um usuário para outro do que o boca a boca. De acordo com ele, as pessoas baixam Tetris não porque ouvem falar dele, mas porque veem os outros jogarem.

Pajitnov pode não se considerar um guru do video game, mas que é responsável por um dos fenômenos mais importantes da história da indústria dos jogos eletrônicos, isso ninguém pode negar.



Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário