Todo mundo pelo menos já ouviu falar de Tetris, criado pelo russo Alexey Pajitnov em 1984. O jogo completou 30 anos em abril e só como aplicativo pago foi baixado 425 milhões de vezes. Mas, por que, diante de tantos jogos com jogabilidade e gráficos superiores, esse quebra-cabeça continua sendo um sucesso mundial?
![]() |
Henk Rogers e Alexey Pajitnov Fonte: Entrevista Joystick 2009 |
Se a popularidade fosse calcada somente na existência de enredo, complexidade do gameplay e design, jogos como Tetris não teriam mais espaço no mercado. O aumento do uso do celular gerou, só no ano passado, um faturamento de 25 bilhões de dólares, do qual boa fatia veio de aplicativos do mesmo gênero.
![]() |
Jogadores usam prédio para jogar Tetris em comemoração dos 30 anos Fonte: GamesBeat, 2014 |
Tetris faria (como faz) sucesso mesmo sendo pago, mas a Electronic Arts comprou os direitos do jogo e lançou a versão gratuita conhecida como Tetris Blitz, no mesmo perfil de Bejeweld Blitz. Isso responde a um mercado moderno que não quer e não acha que deve pagar por um aplicativo.
![]() |
Tetris Blitz |
Candy Crush, do mesmo estilo, teve mais de 150 bilhões de downloads e jogos como Spider Solitaire (Paciência) continuam sendo muito populares. De acordo com Henk Rogers, produtor responsável pela chegada de Tetris no ocidente, o ser humano gosta de desafios para organizar o caos. Ordenar as peças para criar harmonia visual tem apelo a todos, independente do sexo e idade.
Além disso, o fato de se apresentar de forma aleatória estimula o jogador e promove o aprimoramento sem automatização. Um estudo foi realizado pela BMC (Bio Medical Center) comparando a atividade cerebral de quem jogou Tetris por meia hora todos os dias com aqueles que nunca o jogaram. Foi constatado que os primeiros apresentaram melhora na capacidade de memória e velocidade de raciocínio.
Poucos jogos conseguem manter o sucesso por tanto tempo. Quando foi lançado para o Game Boy, 70 milhões de unidades foram vendidas, mas isso foi naquela época. Ao decidir aumentar o escopo para os dispositivos móveis, Rogers não esperava resultado tão expressivo, que atribui mais à corrente de um usuário para outro do que o boca a boca. De acordo com ele, as pessoas baixam Tetris não porque ouvem falar dele, mas porque veem os outros jogarem.
Pajitnov pode não se considerar um guru do video game, mas que é responsável por um dos fenômenos mais importantes da história da indústria dos jogos eletrônicos, isso ninguém pode negar.
Por Tsu Matsubara
Por Tsu Matsubara
0 comentários:
Postar um comentário