24 de abr. de 2014

SAIBA COMO OS JAPONESES COMEMORAM A CHEGADA DA PRIMAVERA



Para os japoneses o mês de abril simboliza o recomeço e tempo de mudanças. É quando inícia o ano letivo, renova-se a carreira e chega a maturidade. Para os mais velhos, o evento que marca essa época, o “Hanami” (algo como observar as flores em português), é muito importante, pois o florescer indica o início da plantação do arroz, o fim do inverno rigoroso e chegada da primavera.

Plantação de arroz

A celebração das flores é dedicada, principalmente, à flor da cerejeira (sakura) que dura somente duas semanas. A importância desse evento é tão significativa que o seu início é noticiado nos jornais para que os japoneses possam acompanhar o tempo de florescimento e planejar o Hanami.



O Hanami acontece na hora do almoço ou à noite, quando é chamado de Yosakura (sakura de noite), normalmente em parques como o Ueno, em Tóquio. Balões de papel chamados de bombori são espalhados para iluminar as flores.
Os japoneses fazem piquenique e karaokê para comemorar


Yosakura

Os primeiros Hanamis datam da Era Nara (entre os anos 710 e 794) que comemoravam o florescimento da flor da ameixeira (Ume).




No período Heian (794 a 1.185), os japoneses começaram a apreciar o sakura, que inspirava poesias como Haikai e Waka. A fragilidade e a fugacidade da flor eram comparadas à passagem do tempo.


Poesia de Katsushika Hokusai


Hanami também é uma forma de oferenda para o Kami, deus da árvore de sakura. Sake e banquetes, recitação de poemas e reflexões sobre a vida e a sabedoria faziam parte da celebração exclusiva da nobreza. 



Ilustração do romance “Genji Monogatari “ de Murasak Shikubu 

Foi somente no período Edo (1.600) que a população passou a celebrar o Hanami. Yoshimune Tokugawa, o mais importante senhor feudal da história japonesa, plantou vários pés de sakura em Daigo-ji e Yoshino, em Kyoto, para dividir a alegria a festejar a chegada da primavera com todos.


Ilustração da era Edo


Cerejeiras plantadas por Yoshimune Tokugawa em Asukayama Park atualmente


Neste link você pode acompanhar o florecimento do sakura de acordo com as regiões do Japão.




Por  Akemi


0 comentários:

Postar um comentário