14 de out. de 2013

10 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ VICIADO EM VIDEO GAME


A marca do gamer

Jogar muitas horas é muito diferente de jogar demais. Cada criança, jovem e adulto têm limites diferentes, mas todos estão sujeitos ao vício do video game. Como qualquer outra dependência, mostra sinais e observá-los é importante para não prejudicar aqueles com quem convive e, principalmente, você mesmo.

A linha que divide o vício da diversão é muito tênue, principalmente se você joga para desestressar. Em países como Coreia do Sul, Tailândia, Estados Unidos e Inglaterra, o assunto está ficando cada vez mais sério. Embora os tratamentos ainda estejam na fase experimental, a comunidade médica já alerta para o que pode vir a ser uma doença pior do que o alcoolismo.

Veja 10 sinais e sintomas que podem indicar que você está viciado em jogar vídeogames: 


1. GASTOS INCOMPATÍVEIS COM A RENDA 


É fácil perder a noção dos jogos comprados, principalmente se seu cartão de crédito está salvo nos sites. Games na promoção, pacotes baratos e acessórios são perdições. Se só consegue pagar o mínimo da fatura, o primeiro corte que deve fazer é o de jogos eletrônicos.


2. OLHEIRAS E PALIDEZ 


Esses são os mesmos sintomas de quem trabalha muito tempo na frente do computador. Mas, se além das horas ininterruptas na tela, você passa mais de três horas jogando diariamente, o corpo começa a dar sinais de erro. Veja se este não é o seu caso. Tire uma foto sua todos os meses, colocando o foco na área dos olhos para ver também se estão vermelhos de forçar a vista.



3. DORES NO CORPO 


Dores nos dedões e pulsos mesmo quando não está jogando, dores nas costas e nas pernas ao caminhar e deitar são alertas que não devem ser ignorados. As consequências podem ser escoliose, trombose, estafa, desidratação ou coisas mais sérias. Se você tem o calo do gamer, atenção redobrada. Normalmente esses sintomas não vêm só de jogar, mas não dá para parar de trabalhar ou estudar.



4. BAIXO RENDIMENTO


Pesquisas indicam que alguns jovens chegam a passar 50 horas da semana jogando. São raros os casos em que isso não prejudique o rendimento na escola ou na faculdade. Se você está com muitas notas vermelhas ou DPs, melhor deixar o console ou o PC esfriarem. 



5. PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO 


Concentrar em outras coisas além das missões nos games está ficando difícil? Se você é capaz de trocar de armas, recarregar, correr, pular e jogar uma granada de uma vez só, não tem déficit de atenção. O problema é quando todo o seu foco só aparece quando está na frente do game. Distraia-se com outras coisas, pegue uma bicicleta, vá tomar um sorvete, vale até dar uma volta no quarteirão.



6. ISOLAMENTO


Uma das piores consequências de jogar demais é a falta de socialização. Falar pelo Skype com os seus amigos virtuais enquanto está no multiplayer não conta. O contato pessoal é o que nos fazem seres sociais e sem ele, perdemos as expressões de afeição necessárias para uma vida saudável. Se só recebe ligações de operadoras oferecendo serviços, está na hora de sair da toca.



7. ALIENAÇÃO


Você não sabe o que acontece no mundo, no país, na cidade, só sabe que precisa zerar o jogo. Observe se fica deslocado quando outras pessoas estão conversando porque não tem idéia do que estão falando. Se o único assunto do qual consegue falar é o vídeogame, é hora de abrir seus horizontes.



8. ABSTINÊNCIA


Imagine que o sinal da internet caiu, a energia acabou, o console quebrou e você precisa ficar sem jogar por algumas horas. Ficar irritado, tudo bem. Mas, ficar agressivo e deprimido não são reações proporcionais. Aproveite essas situações para sair, ler, conversar por telefone, tudo menos ficar pensando na fase do jogo em que estaria. Se você já tentou ficar sem jogar e não conseguiu, cuidado. 



9. DESEQUILÍBRIO


Passar todo o tempo livre jogando video games é excessivo. Se você tenta, mas não consegue fazer outra coisa senão pegar o controle, é hora de se controlar (desculpe o trocadilho). O equilíbrio entre as obrigações, atividades físicas, socialização, alimentação e video games precisa ser mantido tanto para a sua sanidade quanto para a das pessoas que convivem com você.



10. INSÔNIA


Horas a fio na frente da tela, a excitação do game, varar a noite jogando não são pecados mortais. Mas, se você notou que regularmente sacrifica o sono para jogar ou se trocou a noite pelo dia por causa disso, melhor se cuidar. O corpo se adapta e, mesmo cansado não vai conseguir dormir. 

Um dos melhores compassos da vida é o seu mesmo. Quando sentimos uma ponta de dúvida, melhor provar para nós mesmos que é só uma insegurança, seja deixando de jogar por alguns dias ou passando mais tempo fazendo outras atividades. A preocupação é bom sinal, negar é bem pior. 


Por Tsu  Matsubara


39 comentários:

  1. Meus primos estão doentes assim mesmo

    ResponderExcluir
  2. Preciso de ajuda...
    Já passei 70 dias direto sem jogar. Mas voltei com tudo.

    Tive todos os sintomas acima, menos o sinal do gamer.
    O que é que eu faço? Quem eu tenho que procurar?

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem tive esses sintomas,o q eu faço?

    ResponderExcluir
  4. procurem ajuda de psiquiatras eles te ajudaram ou pesquise na internet tem varios sites dando dicas.

    ResponderExcluir
  5. Meus pais acham que eu sou viciado, mas nao me identifiquei com nenhum desses sinais, enfim, sempre joguei e nao e por isso que eu vou parar

    ResponderExcluir
  6. eu gosto de jogar mas ao mesmo tempo sinto um remorso, uma sensacao de estar "jogando" o meu futuro fora eu sinto uma vontade de excluir o jogo e para de vez de jogar e qnd fiz isso me senti infeliz.
    afinal n é possivel ter uma vida produtiva de carreira ser ter de abrir mao de pode jogar um jogo q eu gosto??

    ResponderExcluir
  7. quem tiver esses se sintomas é melhor queimar o pc ou o videogame .... e se matar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. burro de esterco, sabe que algumas pessoas sao muito volateis, basta um empurraozinho. por causa desse seu comentário infatil provavelmente morreram varias pessoas

      Excluir
  8. O que fazer para ajudar alguém a sair desse vicio horrível??

    ResponderExcluir
  9. eu jogo 10 horas 11 por dia com intervalos,e juntando assistir filmes tando na internet,tenho 33 anos sempre gostei de jogos internet,não acho q me faça mal,sinto sono canssaço,isso deve ser de jogar concordo,mas é bom,prefiro jogar doq sair de casa,vai q um carro me pega ou eu seje assaltado,se eu quero ver algo,uma rua um lugar,eu vejo no google maps,não fico com aquela senssação,preciso passar aquela fase,porq,troco de jogos ou faço outra coisa,pesquisa assisto filme,tudo no pc ou video game,tipo fico umas 3 horas jogando,paro como alguma coisa, volto assistir o chaves no youtube,ai vou durmir,acordo vou jogar 2 horas fifa,troco gta v 3 horas ,paro como algo,volto no jogo,tenho um ps4,jogo bastante,estou encostado,mas por outro motivo,perdi minha vó e tenho medo de voltar trabalhar, fico na internet,não acho q meprojudica.tomo alguns remédios remédios,simbastatina,amato zoloft,enalapril,mas isso por causa da deprssao,e tenho 130 kilos,por causa q como correndo ansiedade,mas nada haver com jogos,e gasto pouco.bom é isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio.112, Cara, eu acredito que você está sendo irônico, mas, caso não esteja, jogar 10, 11 horas por dia, ainda que revesando entre um jogo e outro não é normal, bicho. Eu posso falar isso para você, sem parecer moralista porque estou com o mesmo problema, devo está jogando quase a mesma quantidade de horas por dia que você, e passei a encarar a compulsão por games como um vício. Tenho 32 anos e sou viciado em jogos. Pronto, falei. Vendi meu ultimo videogame há uns 5, 6 anos anos como forma de me livrar do vício, mas voltou tudo quando comecei a jogar jogos online, como LoL por exemplo. jogo vídeo game dede os 8 anos, meu primeiro foi o ATARI da minha irmã mais velha e seguindo para os outros, como Master System, Mega Drive, PS2 e jogos Online como Dofus, WoW, Allods, e mais recentemente LoL. Olhando para trás, percebo que não houve uma época em minha vida em que o videogame não estivesse lá. Assim como você, estou desempregado há um ano, faço pouca atividade física, e minha vida social recentemente encontra-se bastante restrita. Frequentemente sofro de insônia, e quando não consigo dormir, adivinha só o que faço?! Pois é! Ligo o PC e vou jogar! E quando não tem nada melhor para fazer, adivinha o que eu faço?! Pois é... Aconselho, verdadeiramente, a todos(as) que estão em uma situação semelhante a se observarem bem, sem hipocrisia, e a procurarem ajuda, nem que seja através de sites na internet, porque vício é vicio, e ponto. Essa marca de gamer, é um calo que pessoas que utilizam o computador por muitas horas possuem, e, a menos que você utilize o PC como atividade profissional pode sim ser um indício de que está exagerando na diversão. lógico que quem utiliza o controle (joystick) não deve ter. Isso é mais para pessoas que utilizam o mouse para jogar e passam várias horas na frente da tela.

      Não vou por link porque não sei se é permitido aqui, mas encontrei um site: Escola psicologia que tem uma matéria sobre isso: como superar um vício? escrito por Miguel Lucas que achei muito interessante, e gostaria de partilhar com vocês. Lá, ele fala sopre vício de forma genérica, e os mecanismos inconscientes que mantém a pessoa presa ao vício, e que ele chama de "voz interior" mas como eu disse: vício é vício. O comportamento compulsivo pode destruir uma pessoa, deteriorar relações pessoais, destruir sonhos, etc. Espero que seja útil. Abraço forte, Deus abençoe vocês.

      Excluir
  10. o meu marido passa o tempo todo jogando, quando ele nao esta jogando ele esta dormindo, isso ta acabando com o nosso casamento, e pior de tudo ele nao toma banho, ha dias..nao trabalha, e se isola totalmente, eu nao sei oque fazer mais.

    ResponderExcluir
  11. gente isso e algo que nao compreendemos bem olha eu ja tive essa marca no pulso de gamer eu sei bem o que e isso mais sei la hoje eu trabalho me casei com uma mulher que me ama e agradeco sempre que chega a segunda feira para ir trabalhar bom a minha diversao claro que e joga passo sei la 8 horas por dia no fim de semana jogando atualmente nao tenho muito amigos sei la apenas 2 ou 3 e estou totalmente distante dos meus familiares hoje em dia so converso mesmo e com a minha avo
    bom eu nao me sinto doente, ai me perguntam porque vc nao sai, para fazer novas amizades? gente abram os olhos as pessoas saem para rua ou para os bares para saber das vidas dos outros ninguem e teu amigo de verdade entao foda-se sabe o que distancia a pessoas que joga os video games ? o simples fato de voce ser um jogador quando vc entra numa sala vc identifica cada pessoa que se encontra nela e analiza o perfil e isso meti nojo e muita falsidade que nao da pra deixa em branco entao e mais facil vc ir pra casa fica com a sua mulher que te ama do que ir atrais de pessoas que buscam o interesse em voce.
    gostaria que alguem me responde-se sobre esse assunto. gostaria de ouvir opinioes tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu "receio", o ser humano é muito mau mesmo. Mas você tem que entender que nao existe apenas amizades falsas, que só querem te levar para o bar e saber da sua vida. Procure conhecer outros CASAIS que ai você pode sair, ir para alguma programação com sua mulher e com o casal amigo etc. E conhecer amigos para ir jogar uma partida de futebol, basquete ou o que você preferir. Eu tenho 16 anos e quero parar com o videogame pois estou super focado em Medicina. 2016 é meu último ano no Colégio e foco total enem. Estou procurando nessas horas sair e jogar basquete ou futebol com os amigos para desintoxicar do videogame. Eu percebi meu vício pois eu sempre fui bem social, chegava em um colégio novo e fazia amizades super rápido etc.. Ultimamente quando vou conversar com pessoas estranhas eu fico tipo gaguejando ou com receio, um certo "medo". Espero que tenha ajudado. Abraços

      Excluir
  12. boas meu nome e filipe e eu so viciado MENTIRA kkk eu trabalho faco faculdade e sou casado com uma mulher que me ama jogo muito video game as pessoas tem que para de isolar as pessoas que jogam games pessoas que jogam games sao pessoas que analisam tudo ao seu redor quando entram em uma lugar olham para as pessoas esperam elas falar e tracam um perfil para cada pessoa entao e tanta burrise que sai da boca a fora coisas sem graca que e melhor ficar em casa jogando mesmo isso e se vc nao tem nada mais importante pra fazer e claro como por exemplo faculdade familia e servico entao eu lhes digo ja fui viciado e hoje eu vivo uma vida normal claro o problema da socializacao nao foi resolvida e nunca sera sabe porque eu nao gosto de ficar em ambientes onde as pessoas te olham de outra maneira onde so buscam ganhar algo em cima de voce entre outras forma querendo ser melhor que vc gostaria de conversar mais sobre esse assunto se alguem tiver outra opiniao por favor responda aqui. claro essa nao e minha unica opiniao tenho mais coisas a dizer sobre erros de portugues meu teclado e americano entao tem letras que nao da pra digitar no portugues

    ResponderExcluir
  13. querem se sentir melhor? e continuar jogando video game? a dica e simples facam tudo o que tiver que fazer nao deixem de fazer nada por exemplo cuida da casa ir trabalhar cuida dos filhos ir pra faculdade ou escola ai entao vc vai poder sentar se na frente do seu console ou pc e ser feliz pois sabes que fizeste tudo o que teve ao seu alcance e nao deves nada a sociedade ipocrita que lhe obriga a sair e da dinheiro para os outros quer saber de uma coisa? fica em casa mesmo e quando lhe der vontade de ver alguem faca mais nao faca porque os outros lhes digam o que tem que fazer, querem nos tratar como doentes?
    sabe de uma coisa eu nao uso o facebook para mostrar o quanto eu sou feliz sabe porque isso e ipocresia a vida e feita de momentos e nao se poder ser feliz sempre

    ResponderExcluir
  14. tive todos tbm, menos a do gamer.. como faço pra consiguir o sinal?

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de games jogo de as vezes nao são todos os dias jogo mais quando a alguem para jogar como meu primo ou amigos, porem ja fui viciado ais nao sou mais mesmo viciado na epoca minhas notas do 7 ano era de 10 a 8 o que e bom mais agora nao sou viciado e minha notas continua altas mais meu pai acha que sou viciado e que nao mereço um computador mesmo que o que eu faço e pesquisar
    e viver a vida o que eu faço para mostrar que nao sou mais viciadoooo?

    ResponderExcluir
  16. Gosto de Games e uma vez joguei um que me deixou sem dormir,eu dormia tarde e demorava para ter sono...E ele e um tipo de jogo que tem tarefas que tem um certo tempo para terminar,e isso prejudica mais ainda...Eu não queria sair e etc...Mais cheguei a um tempo de me estressar por ter quase 4 horas de sono e acabei desenstalando o aplicativo.E hoje em dia estou dormindo muito bem...Mais tem algumas vezes que da uma grande vontade de voltar a jogar,Mais eu nego e esqueço.E hoje estou tranquila.

    ResponderExcluir
  17. Meu irmão havia comprado um ps4, mas eu acabei viciando em bf4, no começo eu até achava o jogo um tanto besta e me irritava porque só morria no game, mas depois que estava viciado e quase profissional eu ficava o máximo de tempo jogando, isso quando meu irmão estava fora, por perto eu devia fazer outra coisa, isso me prejudicou muito, minhas notas na escola pioraram muito, tinha dificuldade para prestar atenção e tal, mas consegui passar, fiquei em recuperação! Depois que meu irmão vendeu o ps4, pq precisava de dinheiro, me vicei em joguinhos online, mas estou parando com isso. mas conseguia me concentrar em algo, ainda tenho problemas com isso, mas tenho medo de conversar sobre isso com meus pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entendo o seu medo porque é normal sentirmos culpa e vergonha por causa de um vício, seja ele qual for. Mas, acho que o medo não deve te impedir de falar com os seus pais porque eles podem vir a ser a ajuda e o apoio que você precisa.

      Excluir
  18. Gente Chata, se vcs nao sabem se controlar nao são gamers, é claro que todo gamer só quer saber de jogar, entao joga, se diverti, esquece a merda da vida, sua vida é uma bosta, mas a que encontramos na vida de um soldado é outro, isso não é vicio, é amor, flw?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que
      as pessoas são chatas, falsas, etc. são apenas desculpas pra continuar com o vicio. Procurem ajudar pessoas e vocês se sentirão melhor. Não dêem mais uma desculpa, antes de fazer, faça este teste

      Excluir
    2. Vc Anonimo nao é gamer, esses sites só colocam isso para vir mais pessoas, tipo vc, e acharem que isso tudo é verdade, eles pensam que sabem de tudo, mas nunca devem ter pegado um controle de video game e jogaram para estar vindo falar isso, o vicio ele é uma coisa real, mas nao é uma coisa geral pq nao é todo mundo que fica viciado jogo video game a mais de 20 anos e nunca fiquei viciado, de eu fazer nada de eu ficar por dias e dias jogando trancado em casa, ai nao é legal, e tem 2 coisas se a pessoa é menor de idade, os pais tem que serem responsaveis, e se vc é maior de idade, é logico que vc é responsavel pelo que faz. Vlw Flw

      Excluir
    3. Vc, anonimo vc nao é gamer, vc nunca deve ter jogado video game e se jogou, nem jogou com nosso amor que temos por eles, vc nao sabe como nos sentimos por ser gamer, esses site atraem pessoas bobas que nem vc, e pensa que sabe de tudo mas nunca jogaram video game, eles pensam que sabem de tudo. O vicio ele é uma coisa real mas nao é uma coisa geral, pq nao é todo mundo que fica viciado, eu jogo video game a mais de 20 anos e nunca fiquei viciado, de vc nao fazer nada de ficar por dias e dias jogando trancado em casa, ai nao é legal, e tem 2 coisas se a pessoa é menor de idade, os pais sao responsaveis por isso, e se vc é maior de idade, é logico que vc é responsavel por si mesmo. Vlw Flw, ah, e se vc acha que isso, vai afetar o amor que temos por ele ou afeta uma empresa, eu rio mais ainda. Vlw Flw

      Excluir
  19. passo o dia jogando mas, quando eu passo 20 min sem mexer , começo fica revoltado quero entra internet, ai fudeu gg , começo a joga parece ser um remedio me tranquiliza, onde vejo to vicio , mais aparti de hoje vou melhora minhas atitude , aparece mais pra vida começa da valor as pessoas eu amo .

    ResponderExcluir
  20. Eu viro a noite jogando eu espeo li há mãe ir dormir para eu levantar e ir jogar mais me desempenho continua o mesmo no colégio e fico facilmente quase a semana toda sem dormir isso causa algum tipo de doença

    ResponderExcluir
  21. Eu fico de meio dia até dez horas da noite jogando antes de eu ter um vídeo game minhas notas na escola eram dez e nove e agora eu tiro seis e sete.

    ResponderExcluir
  22. Nao so viciado mais tenho muito medo de me tonar um por isso quero me torna social como eu era antes e também gasto muito dinheiro no xbox one tenho medo 😱

    ResponderExcluir
  23. oi me ajuda krai agggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggghhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh porra ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  24. Jogo umas três horas por dia acho que não ssou viciado mas quando encontro um jogo novo passo mas de 5 horas jogando.gosto de novidade

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho a historia parecida com um dos intsgrantes deste grupo, tenho 32 anos e desde pequeno eu jogo video game, meus games foram arltari cce daina vision, nintendo master system mega drive super nes, play 1, 2 ,3 e xbox one, ate os meus 28 anos joguei game, só parri porque eu tava jogando demais na base de.umas seis horas.de jogo ou 9 por dia e estava atrapalhando o tempo disponivel com minha esposa, finais de semana eu jogava ate as 6 da madruga e minha esposa vinha me chamar para dormir preocupada, entao achei que era uma coisa do.mal, do diabo, porem agora depois de 4 anos nao consigo me aguentar e comprei um pc de 6 mil reais top de linha que pode senjogar jogos denultima geracao no ultra full hd neste mes. Torço para que eu nao prejudique a convivencia com minha esposa que eh o mais importante, a convivencia com os outros de se ter amigos realmente eh dificil para mim pois eu me mudei dencidade e eh dificil ter uma amizade das antigas, entao o q resta eh jogar e dar atencao a minha familia e trabalho, jogar faz bem desde que saiba jogar de 3 a 5 horas por dia sem prejudicar ou atrapalhar a cknvivencia de quem vive contigo, acredito que uma boa conversa.com a sua familia ou esposa possa criar um equilibrio desde que o casal faça regras encombine horarios e alem do mais jogar video game faz bem diz estudos de faculdades renomadas, veja este video no youtube " Provas de que os games te fazem ficar mais inteligente TOP 10"

    ResponderExcluir
  26. Eu sou viciado e quero continuar assim!eu tenho um sonho na minha visa de ser um gamer

    ResponderExcluir
  27. Olá pessoal. Sou repórter e estou fazendo entrevistas com gamers que se sentem 'viciados' nos jogos. Quem tiver interesse em falar comigo, por favor envie uma mensagem para bjornalista50@gmail.com
    abs

    ResponderExcluir