16 de out. de 2013

DEFIANCE: O VIDEO GAME QUE É SÉRIE OU A SÉRIE QUE É VIDEO GAME?




Defiance é tanto uma série de TV quanto um vídeogame, mas um não surgiu depois do outro como é mais comum acontecer. A Syfy Channel e a Trion Worlds desenvolveram os projetos simultaneamente com o intuito de fazer uma proposta ousada que introduz um novo gênero de entretenimento. 


PRODUTORAS


A Syfy Channel, antes conhecida como Sci-Fi Channel, produz e transmite programas de ficção científica entre os quais os mais conhecidos são Who Wants to Be a Superhero (Stan Lee), Alphas e Ghost Hunters. Defiance estreou em Abril deste ano e já está confirmada para a segunda temporada.




A Trion Worlds é uma produtora americana especializada em jogos MMO (Massive Multiplayer Online) que adicionou Defiance para a sua lista que inclui Rift e End of Nations. Assim como a série, o video game foi lançado em Abril deste ano para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. 


ENREDO



A estória se passa em Defiance (St. Louis) no Missouri, em 2046. A cidade pós-apocalíptica é disputada por diversas raças alienígenas e os humanos. Os personagens principais são caçadores de tesouros perdidos originários da primeira invasão na Terra. No jogo, Defiance começa em São Francisco. Uma das críticas que tanto a série quanto o jogo receberam foi quanto à fragilidade do enredo. Mas, o intuito dos produtores foi dar uma flexibilidade para que as ações dos jogadores possam influir nos acontecimentos da série. Com isso em mente, decidiram apostar mais nas estórias individuais de cada personagem.


COMO O JOGO VAI COMPLEMENTAR A SÉRIE E VICE VERSA 

A Syfy e a Trion são produtoras de formas de entretenimento distintas e independentes e assim continuam em Defiance. Quer dizer, não há dependência direta entre a série e o jogo, e sim uma complementação e interatividade. A idéia é proporcionar uma experiência em tempo real para ser jogada entre cada episódio da série.



Para introduzir o público das séries de TV aos jogos online, Defiance foi feito para ser um multiplayer mais fácil do que Call of Duty e Halo, por exemplo. O que não significa que não vá agradar aos gamers que, segundo a produtora, podem aguardar atualizações que vão tornar as missões mais desafiadoras. O mundo aberto, expansivo e bem grande permite que o jogador escolha como vai atingir seus objetivos que nem sempre estarão ligados aos acontecimentos da série. 

Quem quiser uma imersão completa nesta nova proposta, poderá escolher as missões dos episódios que também permitem as acões cooperativas. Os protagonistas são os mesmos e o que está reservado a eles na série vai ser a combinação do roteiro com o andamento do MMO. Segundo os produtores, a intenção é apresentar na série o personagem do jogador de maior ranking no final de cada temporada. 


Por enquanto, são poucas as coisas que o jogador e a audiência vão ter em comum. Além de posters de procurados que mudam conforme o jogo e algumas celebrações, a experiência não foi a esperada. Isso porque mesmo depois de cinco anos e três contratos entre a Syfy e a Trion, os criadores ainda encontraram muitas divergências que acabaram prejudicando ou a série ou o jogo. Mas, a expectativa é que a longo prazo isso seja solucionado e o primeiro passo foi a confirmação da segunda temporada.


As missões, o mundo e a construção dos personagens foram elogiadas por sites como a IGN e a Uol. Os gamers, no entanto, esperavam um jogo de tiro mais intenso e gratificante. A série ganhou nota 7.7 da TV.com. Há, portanto, grandes chances para o sucesso individual de Defiance.

A questão é a interação entre eles, a grande promessa e a razão da atenção da mídia. Depois de seis meses, atendeu muito pouco as expectativas do público e o fato da segunda temporada só começar em 2014, coloca em dúvida o sucesso da empreitada conjunta. Mas, convenhamos, mesmo que venha a ser um fracasso total, valeu a idéia e a tentativa. Quem sabe no futuro?


Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário