14 de nov. de 2013

O QUE É OTAKU?





O termo otaku surgiu no Japão por volta de 1970 é um fã e colecionador peculiar de determinada coisa, seja um mangá, anime, video game ou programa de televisão.


As comunidades otaku também fazem parte da subcultura japonesa que se identificam por uma determinada coleção ou hobby em comum. 



Nesta cena da novela Densha no Otoko, o rapaz é o otaku satirizado







Embora no Japão o mangá e o anime sejam muito populares, nem todos os que gostam deles são otaku, que sofrem preconceito da sociedade. Essa minoria é considerada antisocial, desleixada, obcessiva e até suja (muitos acham que não tomam banho). 

Otaku do Japão

Em outros países a palavra otaku define simplesmente os fãs de anime, mangá, cosplay, J pop (tipo de dança) e os admiradores da cultura japonesa em geral. Antigamente no Brasil o termo era diretamente associado aos nerds e também era carregado de preconceitos, mas hoje otaku é considerado uma cultura rica.
                                     

otome" menina otaku "

Embora a palavra não faça distinção de sexo no Japão, no Brasil é usado apenas para se referir aos homens. A palavra japonesa otome que significa menina meiga ou donzela, é genericamente usado como a forma feminina de otaku.

Portanto, otaku aqui se aproxima ao conceito de geek, bem diferente do que é no Japão.


Por  Akemi


0 comentários:

Postar um comentário