4 de nov. de 2013

O WII U MORREU? EXECUTIVO DA EA CHAMA O CONSOLE DE PORCARIA E MORTO VIVO NO TWITTER

imagem: Gamespot

O Wii U tem tentado competir, sem sucesso, com os iminentes Xbox One e PlayStation 4. Nem os executivos da Nintendo sabem explicar por que as vendas foram as mais baixas desde o GameCube, o que dá uma previsão mais do que sombria para a empresa. Mas, será que este é o fim do Wii U? Segundo o executivo da Entertainment Arts, produtora de Battlefield 4, Fifa 14 e outras franquias de sucesso, o console já morreu faz tempo.

Na semana passada foram divulgados os números das vendas dos consoles de mesa e portáteis dos últimos 12 meses. O Wii U vendeu menos do que o Xbox 360, mostrando que os consumidores preferem comprar um modelo antigo da Microsoft mesmo com o Xbox One batendo na porta. 

Nem mesmo o mercado japonês recebeu o console como esperado. Em um país onde a Nintendo sempre garantiu o seu market share, o fato da Microsoft estar vendendo mais expressa a seriedade do problema.


fonte: Gameradar

No começo o consumidor não tinha entendido o GamePad e o seu potencial, acreditando (por culpa do marketing da própria empresa) que a única vantagem era poder continuar jogando mesmo sem a televisão. Quando Assassin's Creed III e Pikmin 3 foram lançados, a utilidade ficou um pouco mais clara, mas mesmo assim... 




A verdade é que faltou inovação e tecnologia para convencer o público, o que criou a seguinte situação: as produtoras não querem mais investir nas versões para o Wii U por causa das vendas e os consumidores não querem comprar o console por falta de games. 

Apesar da Warner Bros. e Ubisoft continuarem com o acordo de produzir jogos para o Wii U, a Nintendo encontra cada vez mais dificuldades para fechar com outras produtoras. 


Craig Sullivan, diretor criativo da EA

A EA lançou Need for Speed: Most Wanted para o console e por causa do resultado das vendas, desistiu de fazer Need for Speed: Rivals para o Wii U como havia anunciado. Além disso, Splinter Cell: Blacklist para o console representou apenas 1.6% das vendas totais. Craig Sullivan, diretor da empresa disse:

"Most Wanted não vendeu muito no que se refere ao mercado do Wii U. Gostaria que tivesse porque investimos muito nisso, acreditem. Gostaria que [as vendas] fossem maiores do que foram, inclusive para o PS Vita. Rivals virá para um novo hardware e precisamos decidir onde focar nossos esforços. Há um limite para o que as 200 pessoas que trabalham nesse jogo podem fazer e nas versões diferentes do jogo, por isso tivemos que nos concentrar onde achamos que está o público maior…" 

Bob Sommerwill, executivo da EA, disse no Twitter (comentário deletado menos de 24 horas depois):





"O Wii U é uma porcaria. Menos potente do que Xbox 360. Online store pobre. Tablet esquisito. Nintendo é um morto vivo no momento."

A Nintendo não está condenada, principalmente porque tem séries de grande sucesso como Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Donkey Kong, Sonic e Pikmin. Mas, talvez seja melhor esperar um próximo console e não repetir o erro de quem comprou o GameCube anos atrás. 

Por Tsu  Matsubara 


14 comentários:

  1. Coitado da EA que só sobrevive de jogos de esporte, pq o resto ela matou. a nintendo nao pretendo competir com o sp3 e xbox. já foi dito por ela mesma,eles querem ser um outro tipo de console, para que as pessoas tenham o wiiu e mais um ps4 ou xbox,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coitado da EA? kkkkkkk a EA nao precisa de mais nada, so do Battlefield. Coitado dos fans da nintendo falida.

      Excluir
    2. qual é o esporte do Mass Effect, Dead Space, The Sims, Portal, Medal of Honor....? Mais um babaca que so joga FIFA

      Excluir
    3. Cara na boa, esse FPS Batlefield não é um jogo bom. só tem belos gráficos boa jogabilidade pra um FPS de 2006 e marketing ao extremo. na boa, sou mais Metroid.

      Excluir
  2. Disse a pura verdade... o esse "vídeo-game" só vai sobreviver pois em breve vão lançar Mário 17, Zelda 13, Pokemon Gama (pois as letras do alfabeto normal já acabaram, ai apelaram para as letras gregas), Mário Kart 9, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema da nintendo está apenas no preço e no marketing. Se ela não vender o preço abaixo do custo como a MS e a Sony, vai demorar o Wii u sair das lojas.

      Excluir
  3. Mas qual o problema disso? Deixem lançar zelda 1.222.928 se quiserem... enquanto as pessoas pedirem por isso e quiserem jogar deixa quieto e vai jogar teu ps4 ou xbox one e não pertube...
    Que mania de enxher a paciência dos outros só porque não tem o mesmo gosto que você...
    Depois q falam que brasileiro não respeita ninguém ainda acha ruim....

    ResponderExcluir
  4. cara, tenho o ps3 e vou comprar o ps4. porém tenho meu gamecube até hoje funcionando com grandes jogos! resident zero, resident evil (versão reformulada), os zeldas são fantásticos e todos os jogos do mário (desde o soccer, tenis, kart) fazem eu e meus amigos pirarem! não vingou pois na época o mini cd era muito caro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho um GameCube, mas como vc disse, os jogos eram caros e depois de um tempo pararam de fazer. Uma das formas de acabar com um console é dificultar na compra dos games, seja pelo absurdo do preço ou pq lançam outro logo em seguida.

      Excluir
  5. Eu não sei nem como o primeiro Wii vendeu tanto, quanto mais este.

    ResponderExcluir
  6. O grande erro da nintendo foi ter apostado que o sucesso do Wii iria dar um empurrãozão nas vendas de seu irmão mais novo, enquanto a Microsoft e Sony optaram por turbinar seus Hardwares e vender seus consoles abaixo do preço de custo.
    Praticamente o Xbox One e PS4 não trouxeram nada de novo, enquanto o Wii U aumenta um leque de infinidades para um novo patamar de jogabilidade, entretanto seu hardware fraco e seu preço alto. não foi uma combinação agradável. Se a Nintendo quiser espaço nessa geração de consoles vai ter que baixar o preço quase pela metade, se não foi um investimento jogado fora.

    ResponderExcluir
  7. Se você tem acompanhado as notícias a respeito da Nintendo e do Nintendo 3DS, sabe que as coisas andam bem mal para a companhia. Mas quão mal? A queda das ações e os cortes de salário são um sinal nível laranja. A empresa ainda não está em risco, mas está com medo. E ainda vai piorar.

    No momento eles estão em extrema confusão. Eles não sabem por que as pessoas não estão comprando o Nintendo 3DS, não sabem que a filosofia dele está completamente errada, então gastarão todas as suas forças (dinheiro) nadando contra a correnteza.

    A concorrente da Nintendo hoje em dia não é a Sony ou a Microsoft, mas empresas que estão criando uma disrupção em seu modelo de negócios, como Apple com os Apps nos iPhones e iPads e empresas como a Zynga com seus jogos sociais para o Facebook. Elas estão mudando o mercado de baixo para cima.

    Hoje elas não parecem uma ameaça, não parecem um modelo de negócios interessante, não parecem algo que os jogadores de videogames queiram e esse é o real problema. São todas características clássicas de disrupção.

    Eles não parecem competidores diretos. As margens de lucro não parecem atraentes no início. Seus clientes de mais alto nível não podem utilizá-las. Imagine que agora o script é de Davi e Golias. Você sabe como a história acaba e ainda assim você aposta em Golias, só porque ele é maior.

    Existe um livro chamado "The Innovator's Dilemma", que descreve em detalhes o que acontece com empresas quando enfrentam uma disrupção. A maioria delas é completamente destruída, enquanto outras se tornam apenas uma sombra do que já foram.

    Você se lembra quem eram os líderes de mercado na produção de televisões à válvula antes da tecnologia dos transistores popularizada pela Sony? Provavelmente não. O script coloca a Nintendo no papel de uma dessas companhias.

    Quando a disrupção surgiu, as companhias que produziam TVs à válvula encararam assim: Não parecia uma ameaça, os lucros não eram atraentes pois não podiam fazer televisores melhores com eles, logo seus clientes exigentes não iriam querer um produto inferior.

    Por um tempo essas companhias tiveram grandes lucros, bateram seus recordes de rentabilidade e foram às alturas. Antes de serem completamente esmagadas pelo mesmo elemento que eles descartaram como sendo desinteressante.

    Pessoalmente eu acredito que a Nintendo vá falir? Sim, se tudo continuar como está, dentro de alguns anos não teremos mais a Nintendo.

    Mas como analista, o risco existe. Depende apenas de qual caminho ela vai decidir tomar daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  8. A Nintendo vai continuar a mesma merda sou muito mais o Xbox 360

    ResponderExcluir