9 de abr. de 2014

JOGOS: DO CONSOLE PARA O CELULAR



O uso de jogos em dispositivos móveis cresceu 115% só no ano passado. O celular agora faz parte do ser humano. Você pode até esquecer as chaves, a carteira, o filho, mas jamais o celular. Quem não conhece Plants Vs. Zombies (que fez o caminho inverso, do celular para o console), Candy Crush ou Flappy Bird? Desenvolver jogos de console para o celular é dançar conforme a música e é o que estão fazendo as grandes franquias. 

Veja a lista dos mais famosos - alguns jogos não estão disponíveis para todas as plataformas de celular e não são compatíveis com todos os aparelhos.


The Sims 3



A série é a mais famosa simuladora de "estilo de vida" que existe. Nela você escolhe o que e como vai ser em um mundo virtual de sua escolha, interagindo com os personagens e outros jogadores. A versão para iOS segue o tema de The Sims 3, mas obviamente não dá tantas opções quanto o jogo para PC. A EA fez uma boa adaptação porque focou na interatividade entre os personagens e customização básica do protagonista. Não dá para construir casas, mas na tela do celular isso não seria tão prático. 


Deus Ex: Icarus Effect



Quem é fã do cyber punk vai gostar do aplicativo que é um spin-off de Human Revolution. Segue o estilo da franquia com elementos de RPG (Role Playing Game) e FPS (First Person Shooting). Os gráficos são bonitos e realistas (até onde o celular permite). Para saber mais sobre a série Deus Ex, clique aqui.

Doom Classic e Doom Resurrection



Doom é o jogo mais famoso da história do video game. Quando a Microsoft fez uma pesquisa de mercado para traçar o perfil do usuário de Windows, descobriu que era tão jogado quanto a pornografia era procurada na internet. Doom Classic tem multiplayer online (quatro jogadores), episódios de títulos anteriores, customização dos controles (até a música que o jogador quer ouvir enquanto joga) e uma experiência bem próxima do jogo para PC. Já Doom Resurrection é um on-rails shooter (a câmera não move e você atira conforme os inimigos avançam).


SimCity



Este foi um projeto ousado porque SimCity é um jogo complexo. Construir uma cidade do nada, planejando o sistema de água, esgoto, eletricidade, comércio e cultura não é nada simples. A versão para celular deixa a desejar, mas a EA sempre atualiza e tenta consertar os bugs que são mais frequentes do que gostaríamos. 


Madden NFL 10



Um dos aplicativos que mais se aproximam da franquia original, Madden NFL 10 só não tem o multiplayer online (mas, dá para jogar via Bluetooth). É preciso um pouco de paciência para se acostumar com os controles, mas de resto é bem legal.


NBA Live



A jogabilidade é similar ao do console. Os controles são simples de usar e permitem executar as manobras do jogo original. Tem até Magic Johnson e Larry Bird como personagens.


Mass Effect Galaxy



É um dos aplicativos de jogos que introduz um título novo. É top-down e com jogabilidade que deixa a desejar. A impressão que dá é de ser um apelo fraco ao saudosismo.


Grand Thef Auto: Chinatown Wars



Muita gente reclama que a versão para o celular não condiz com a do console, mesmo o dos portáteis. Mas, é curioso que poucas pessoas entendam a diferença gritante entre as plataformas e o que permitem que os jogos façam. Os gráficos são tão bonitos quanto podem ser e a jogabilidade chega muito perto do Chinatown Wars para console.


Fifa 10



Contém as usuais partidas, campeonatos e o mode seja um profissional. Conta com multiplayer online e mais de 500 times para escolher. A EA conseguiu trazer para o celular uma versão quase completa da franquia. 


Call of Duty: World at War: Zombies



A Activision investiu bastante na versão para o celular. O título é o mesmo de um dos jogos mais populares da série. É possível jogar no multiplayer online ou via Bluetooth. A produtora já está desenvolvendo mais mapas como DLCs pagos.


Pac-Man Championship Edition



Até Pac-Man chegou à era do celular e, melhor, com visual diferente e bonito. Os movimentos são controlados por dois botões na tela, o que parece meio desconfortável e estranho no começo, mas com tempo se tornam fáceis e naturais. 


Metal Gear Solid Touch



O aplicativo funciona como um FPS sem câmeras. Não tem os elementos furtivos que caracterizam a franquia, mas não deixa de ser uma boa diversão.


Need for Speed: Shift



Com certeza são os gráficos 3D que levam o bolo no caso de NFS para celular. A jogabilidade é envolvente e fácil. Muito legal.

Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário