11 de fev. de 2015

The Walking Dead Volta Sem Piedade…de nós [SPOILER!!!]




Sempre gostei do tom ingênuo e esperançoso que pairava nas cenas em que a Beth participava. Um pouco de beleza, cantoria e delicadeza para iluminar o fim do túnel violento e frio que o grupo estava tomando, sabe?. Ela estava até mais independente nos últimos episódios, mas Robert Kirkman não quis nem saber. Matar a personagem interpretada por Emily Kinney chocou tanto (Norman Reedus disse não conseguir parar de chorar por horas quando leu o roteiro do episódio) que achei que fôssemos lamber nossas feridas no retorno da série. Mas, quem disse que The Walking Dead tem piedade de nós?

Depois de 17 dias da morte de Beth, Tyreese morre

O episódio foi belíssimo, uma homenagem poética à Tyreese, como disse Chad Coleman no último Talking Dead (aftershow apresentado por Chris Hardwick). What Happened and What’s Going On foi dirigido pelo produtor executivo Greg Nicotero ganhador de quatro Emmys por maquiagem de efeitos especiais (curioso não?). Foram 45 minutos dedicados às questões emocionais de Tyreese que culminaram no seu gorro pendurado em uma cruz.

Greg Nicotero e Chad Coleman

Mas, por quê? Em entrevista para a Variety, Nicotero diz que o trajeto do personagem havia acabado. 

Tem personagem que entra e sai e a gente nem liga. Servem mais para reforçar o estado emocional e a base da estória dos principais como foram Sophia, Lizzie, Bob, etc. Mas, Tyreese não era um deles. Gostava da sua irritante relutância em matar humanos e fazer o que era preciso para a sobrevivência do grupo. Foi ele quem passou por cima da dor de perder a namorada para perdoar e entender Carol. Foi ele quem salvou Judith e cuidou das irmãs Samuel.

Noah trouxe azar ao grupo?

Tyreese carregava um questionamento moral contundente que norteou o episódio e colocou a sua morte mais como uma escolha. Não que tivesse provocado sua morte, pelo menos não conscientemente. Foi mordido quando foi acompanhar Noah (Tyler James Williams) para ver se alguém da sua família havia sobrevivido. A partir daí começa a ter alucinações com personagens mortos em debate espiritual para decidir se luta ou desiste. Lizzie, Mika, Beth e Bob são os “anjos” que dizem “sim, tudo bem se você quiser desistir”. Até o Governador vem assombrá-lo, nos privilegiando com o retorno inesperado e fugaz de David Morrissey.

O set do quarto ficou escondido para que o elenco não visse os convidados do episódio

Tudo o que acontece é fragmentado em lembranças, cenas em câmera lenta e fantasia, como um filme de arte. Somente no final é que você entende algumas tomadas do início, como o choro de Meg sendo para ele e não para Beth. Mesmo quando há vislumbre de uma certeza, resta uma dúvida, uma esperança e a incredulidade. 

What Happened and What’s Going On mostra que The Walking Dead continua muito vivo, obrigado. Adeus Tyreese! Bravo!


0 comentários:

Postar um comentário